Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Solução para viaturas Volkswagen pode demorar quase um ano

07 out, 2015 - 21:33

Multinacional alemã apresentou plano para reparar os carros com software fraudulento que escondia emissões.

A+ / A-

A solução para milhões de viaturas afectadas pelo escândalo de emissões no grupo Volkswagen pode demorar 11 meses, indica o plano apresentado pela multinacional alemã.

A empresa vai mandar recolher fazer alterações em todas as viaturas com motor a diesel Euro-5, de 2.0, 1.6 e 1.2 litros, que equipa modelos das marcas Volkswagen, Audi, Seat e Skoda.

Todos os motores serão sujeitos, a partir de Janeiro, a uma actualização do software fraudulento, que nas inspecções conseguia esconder os valores reais das emissões de gases.

No entanto, os motores de 1.6 litros esta mudança no software não é suficiente, indica a Volkswagen.

Nesta motorização será também necessário realizar ajustamentos ao nível do hardware, reparação só poderá acontecer dentro de 11 meses, em Setembro de 2016, refere o grupo alemão.

De acordo com o ministro alemão dos Transportes, há cerca de 3,6 milhões de viaturas com motor de 1.6 litros. Alexander Dobrindt não esclareceu se este número é referente apenas ao mercado alemão ou a todo o mundo.

O número de viaturas equipadas com o software fraudulento ronda os 11 milhões espalhadas por vários países. Em Portugal, haverá 94.400 carros nesta situação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    14 out, 2015 Lisboa 15:52
    Isto andar a alterar centralinas ou reduzir cameras de combustão só vai aumentar o prejuízo...a WW que pague as multas ambientais aos países onde vendeu os carros e assuma o custo do aumento do imposto de selo perante os clientes, facilitem em campanha a troca dos automóveis pelos novos ecológicos.
  • Pedro Andrade
    08 out, 2015 Braga 09:12
    Se houvesse solução, nem teria havido falsificação. O problema é o design do motor e não há filtros que resolvam o problema. A solução é motor novo ou carro novo.
  • Manel Fernandes
    08 out, 2015 Alverca 09:02
    O tempo é que irá resolver este problema, a grande maioria dos veículos fica como esta, porque ao baixarem os níveis de emissões retiram potencia, e para manterem a potencia indicada, vão ter de fazer alterações nos motores. vai cair no esquecimento. e o governo Alemão ade encontrar uma solução mais económica.

Destaques V+