Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos e Costa discutem solução política na sexta-feira

07 out, 2015 - 19:00

Líder do PSD foi convidado pelo Presidente da República a tentar formar um Governo estável e duradouro, apesar da falta de uma maioria absoluta.

A+ / A-

Os líderes da coligação PSD/CDS reúnem-se com o secretário-geral do PS na sexta-feira, apurou a Renascença.

O encontro entre Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa está marcado para a parte da manhã.

A reunião acontece depois de o Presidente da República, Cavaco Silva, ter convidado o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, a procurar uma "solução governativa" estável e duradoura, o que implica entendimentos com o PS.

O convite de Cavaco acontece na sequência da vitória sem maioria absoluta da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) nas eleições legislativas de domingo com 38,55% (104 deputados). O PS ficou em segundo lugar, com 32,38% e 85 deputados.

Passos Coelho e Paulo Portas assinaram, esta quarta-feira, o acordo de Governo entre PSD e CDS.

A oportunidade foi aproveitada pelo líder do PSD para anunciar o convite a António Costa para uma reunião com vista a chegar a um acordo que garanta "estabilidade para poder governar". A reunião vai realizar-se na sexta-feira de manhã.

"Seria imperdoável" não aprovar o Orçamento do Estado para 2016, disse o primeiro-ministro, durante a cerimónia de assinatura de um acordo de Governo entre o PSD e o CDS-PP.

Passos já convidou Costa para acordo. É "imperdoável" não aprovar Orçamento
Passos já convidou Costa para acordo. Diz que é "imperdoável" não aprovar Orçamento

Antes do encontro com os líderes da coligação PSD/CDS, o secretário-geral do PS reuniu-se esta quarta-feira com o PCP e vai encontrar-se na quinta-feira com o Bloco de Esquerda. O tema é o quadro parlamentar saído das eleições legislativas e a formação de Governo.

A Comissão Política Nacional do PS mandatou por ampla maioria, esta quarta-feira de madrugada, António Costa para se reunir com todas as forças representadas no quadro parlamentar, tendo em vista encontrar soluções de Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze povinho
    13 out, 2015 odivelas 13:41
    Se eu quisesse o costa 1° ministro tinha votado no ps
  • Ao Eborense
    08 out, 2015 Pt 19:04
    "Verdadeiro". Deve mudar de nome para não ser mal interpretado.
  • Eborense
    08 out, 2015 Évora 14:43
    Para o Eborense. O Sr. deve ser daqueles, ou é mesmo daqueles, que não suporta que outras pessoas tenham opiniões divergentes das suas. Até algum tempo atrás, isso era apanágio da esquerda radical (PCP e BE). Há algum tempo a esta parte, isso também foi incluído no dicionário do PS. No entanto, o Sr. se tivesse alguma inteligência, o que não parece ter, deveria constatar que há várias pessoas a apelidaram-se de "Eborense" e por isso eu pergunto-lhe! O Sr. está a falar comigo ou com outro Eborense?
  • Rogerio
    08 out, 2015 Oeiras 11:23
    Oxalá o PS e o resto da Esquerda portuguesa saibam transformar uma derrota virtual numa vitória, criando uma plataforma de apoio maioritário a um Governo de Esquerda que desenvolva o país incluindo o interior, crie um país com menos desigualdades salariais. faça com coragem leis anti-corrupção, promova a qualificação literaria a quem a não tem, chame de volta os jovens qualificados que emigraram e defenda os mais necessitados com uma segurança social condigna. Há muita matéria de consenso para a esquerda se entender. Não é tempo de radicalismos, de egoísmos e competições partidárias.
  • Para o João
    08 out, 2015 Lx 11:16
    E quantos votaram contra o CDS e contra o PSD?... 2 partidos com histórico e eleitores próprios, mas que juntos obtiveram pouco mais que 6% a mais que o maior partido da oposição? Por essa ordem de ideias, possivelmente ganha o PS, não? Se formos minuciosos a analisar, eu diria mesmo que o povo escolheu o PS para governar.
  • bea
    08 out, 2015 faro 10:38
    Cada um puxa a brasa ao seu "partido" . Onde está o interesse de Portugal????????? Por enquanto ainda não vi nenhum partido apelar senão aos seus direitos. Infelizmente somos um País de direitos. Mas onde ficam os deveres e as obrigações??????????
  • O Eborense
    08 out, 2015 Fa 09:47
    Para aqueles menos atentos, é bom que se diga e desmascarando, que andou por aqui durante a campanha eleitoral a denegrir o PS e o seu secretário geral, servindo-se e incentivando, por vezes, dos partidos à esquerda do PS. Claro que continua a sua azafama...como comentador credivel.
  • Pedro Ribeiro
    08 out, 2015 Lisboa 09:17
    Encontro entre PSD e PS de sexta feira vai servir para quê?. Independentemente do que daí resulte o presidente empossará Passos. A direita forma governo, exige o voto patriótico do PS para viabilizar o seu programa e o seu orçamento e chama-lo-á à discussão de alguns assuntos em que julgue útil um consenso alargado. Assim, democraticamente, Um partido que tem menos um deputado que o BE terá um Vice primeiro ministro e uma mão cheia de ministros e secretários de estado. E um partido que tem mais um deputado que o PS mandará nisto tudo, apesar dos 2 juntos estarem em minoria na AR. Trata-se de uma concepção interessante de democracia à qual confio o PS não capitulará. Quanto às consequências eleitorais de um Governo da maioria de esquerda, daqui a 4 anos e face aos resultados da governação logo se verá.
  • Stib
    08 out, 2015 Algarve 02:31
    Que bom comentário o do Eborense! Eu não diria melhor...vamos já a correr ocupar o nosso espaço nesse grupo de potências emergentes...e democráticas...
  • Francisco Vaz
    07 out, 2015 Ponte da Barca 22:15
    Caros Camaradas, companheiros e simpatizantes do Partido Socialista, não podemos deixar que o nosso Partido Socialista faça qualquer acordo com quem nos apunhalou pelas costas! Como o Partido Comunista e Bloco de Esquerda! Estes, foram sempre os maiores bombardeiros contra o Partido Socialista! Em tudo quanto era Comunicação Social o primeiro ataque destes falsos era para o Partido Socialista! E agora vem com paninhos quentes para tentarem fazer um nó cego ao Partido Socialista! Não! Nós Socialistas ainda somos gente de bem! Somos um Partido com sentido de Estado e responsável! Vamos mas é mandar esses falsos para outro lado! O Partido Socialista, não precisa deles para nada! Aliás, estes Comunistas e Bloquistas só se tem atravessado na frente deste grande Partido Socialista!!! Vamos deixar de passar confiança a esta gente covarde!!!...

Destaques V+