Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA propõe suspender Blatter por 90 dias

07 out, 2015 - 17:50

Dia atribulado, a partir do momento em que uma fonte próxima do presidente demissionário da FIFA anunciou taxativamente a suspensão do suíço. Afinal, é apenas uma proposta.

A+ / A-

O Comité de Ética da FIFA decidiu recomendar a suspensão de Sepp Blatter por 90 dias, de acordo com a BBC, devido às alegadas implicações do suíço no escândalo de corrupção que está a abalar a entidade que tutela o futebol mundial.

O Comité de Ética da FIFA, reunido em Zurique desde segunda-feira, deverá tomar uma posição oficial nos próximos dias, relativamente ao processo judicial aberto pela Procuradoria-Geral da Suíça a Blatter por suspeita de gestão danosa e apropriação indevida e, igualmente, aos pagamentos feitos pela FIFA a Michel Platini, líder da UEFA.

Durante a tarde desta quarta-feira, um amigo próximo e antigo conselheiro do presidente demissionário da FIFA, Klaus Stoehlker, revelou à Sky News que a suspensão era imediata, apesar de ter carácter provisório.

Agora, mesmo sem uma confirmação oficial da parte da FIFA, a BBC esclarece que se tratou apenas de uma recomendação.

Stoehlker, a fonte da Sky News que divulgou o tema, assegurava por seu turno que a decisão era efectiva, embora meramente transitória, adiantando inclusivamente que o Comité de Ética da FIFA não encontrou quaisquer indícios de actos ilícitos praticados pelo presidente demissionário.

Justiça suíça abriu processo contra Blatter em Setembro

As autoridades suíças anunciaram, a 25 de Setembro, a abertura de um processo criminal contra Sepp Blatter por suspeita de gestão danosa e apropriação indevida.

O caso envolve um contrato de direitos de transmissão que terá sido passado por Blatter para Jack Warner, antigo dirigente da FIFA indiciado da prática de crimes, de acordo com informações do Procurador Geral suíço.

Trata-se, no fundo, de mais um episódio na sucessão de escândalos que se abateram este ano sobre o organismo que gere o futebol mundial. No final de Maio, 14 responsáveis da FIFA foram indiciados na sequência de uma investigação ao organismo conduzida nos Estados Unidos. Destes, 13 foram presos com três a enfrentarem já acusações em solo americano, enquanto dez aguardam por extradição.

Joseph Blatter é presidente da FIFA há 17 anos. Para 26 de Fevereiro está marcado um congresso extraordinário para eleger o seu sucessor.

[notícia actualizada às 20h35]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    07 out, 2015 Lagos 21:26
    o homem é uma lapa
  • Censurado
    07 out, 2015 Oeiras 20:11
    !TÓbrigado por, mais uma vez, terem censurado/deitado ao lixo o m/comentário!.Vou queixar-me ao Francisco, já que vocês n~^ao têm emenda!!
  • jgomes
    07 out, 2015 s. domimgos rana 19:33
    Este também não quer mudanças no futebol nem na arbitragem. Junta-se a mais meia duzia de portugueses que ainda não perceberam que a justiça está acaminho!....

Destaques V+