Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Estamos aqui para fazer o nosso sínodo e não o dos media”, diz D. Manuel

07 out, 2015 - 14:39 • Ecclesia

Patriarca de Lisboa assegura que não há perigo de colocar em causa a doutrina tradicional, mas sim “reaviva-la e compreendê-la melhor”.

A+ / A-

D. Manuel Clemente disse à Rádio Vaticano que os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a família não têm o objectivo de colocar em causa “a doutrina e a tradição cristã sobre a família”.

“Antes pelo contrário, está a reavivá-la, a compreendê-la melhor, a apresentá-la a todos, porque com a compreensão que devemos ter com as mais diversas situações que existam, temos de corresponder a essas situações”, assinalou.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) sublinha a “grande afinidade” com a mensagem que o Papa tem vindo a deixar, com intervenções na vigília de oração e na Missa que marcaram o início do Sínodo, no sábado e domingo, para além dos discursos nas reuniões gerais de segunda e terça-feira.

“[O Papa] disse-nos ‘a doutrina não está em causa e eu sou o primeiro garante dela’. O que nós percebemos é que há o nosso trabalho aqui e depois também há os media e as suas prioridades e as suas perspetivas que não coincidem. Mas nós estamos aqui para fazer o nosso Sínodo e não o Sínodo dos media”, advertiu.

O cardeal patriarca assinala a importância do reforço do papel da família nas comunidades cristãs.

“Trata-se de radicar, cada vez mais, a nossa proposta sobre a família, contando muitíssimo com a experiência das famílias cristãs, dando essa mesma resposta às problemáticas que se põem”, precisa D. Manuel Clemente, um dos delegados da CEP, juntamente com D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco.

Elogia ainda o espaço dado aos trabalhos de grupo nos chamados “círculos menores” (13 sessões ao longo de três semanas), com a possibilidade de “falar e intervir”, ouvindo “padres sinodais, auditores, também leigos e casais”.

“Passarmos dias seguidos em congregações gerais em que se sucedem dezenas de intervenções não é a melhor maneira de progredirmos na reflexão”, admitiu.

D. Manuel Clemente espera que a abordagem “pastoral” do Sínodo ajude a dar “alento e mais projecção àquilo que é a experiência concreta de famílias que, com as dificuldades que todas as outras famílias também têm, levam por diante a proposta de Jesus Cristo sobre a família”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+