Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FBI impede venda de material nuclear ao Estado Islâmico

07 out, 2015 - 13:59

O mercado negro de material radioactivo cresceu e as tensões entre a Rússia e o Ocidente têm tornado mais difícil seguir as operações dos contrabandistas.

A+ / A-

Uma investigação do FBI, em colaboração com a polícia moldava, levou ao desmantelamento de um grupo de contrabandistas russos que tentavam vender material altamente radioactivo aos terroristas do autodenominado Estado Islâmico. O objectivo era o fabrico de uma bomba.

A notícia é avançada pela Sky News e revela que, nos últimos cinco anos, as autoridades policiais conseguiram frustrar quatro planos para vender material nuclear ao EI por parte de grupos com ligações à Rússia.

O caso mais recente ocorreu em Fevereiro, envolveu um contrabandista que procurava um comprador do Estado Islâmico a quem pretendia vender uma substância altamente mortífera com vista a contaminar centenas de casas e escritórios.

Durante a investigação, que incluiu a infiltração de agentes, um dos contrabandistas justificou a sua acção dizendo: “Eu quero mesmo encontrar um comprador do Estado Islâmico porque eles vão bombardear os americanos”.

Num outro episódio, um outro elemento afirmou que conseguiria fornecer dez quilos de urânio - cerca de um quinto do que foi utilizado na bomba de Hiroshima.

Na maior parte dos casos em que os planos foram abortados, os intermediários foram detidos, mas os cabecilhas da operação conseguiram fugir.

De acordo com a polícia moldava, o mercado negro de material nuclear tornou-se muito perigoso e as tensões entre a Rússia e o Ocidente têm tornado mais difícil seguir as operações dos contrabandistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    08 out, 2015 Cacém 11:44
    O problema é que fabricar uma bomba atómica, basta "arranjar" material nuclear suficiente para atingir a chamada "massa critica". Uma bomba como a de Hiroshima, funciona como "detonador" nas bombas atómicas atuais, a bomba H (H de Hidrogénio). Espero que SE PERCEBA que um ataque NUCLEAR a QUALQUER PAÍS vai provocar retaliações e no fim um DESASTRE MUNDIAL! Vai ACABAR COM A VIDA NA TERRA tal como a conhecemos! A bomba H, possuída pelas potências nucleares, é milhares de vezes mais potente que a de Hiroshima! Portanto JUÍZO, SIM? Só faltava isto, francamente!
  • elias
    07 out, 2015 coimbra 16:12
    deixe me ver se entendei, o FBI impediu que o estado islamico conseguisse comprar materla nucler. o mesmo estado islamico que foi criado treinado e equipado pela cia pra eliminar os governo que nao cooperam com os estados unidos no oriente medio e africa? nao tem algo errado? o FBI atrapalhando a CIA? afinal é do conhecimento de todos que ISIs al-Nusra Al-Qaeda dentre outros foram todos criados e treinados pela CIA ou ja se esqueceram que o bin ladem foi treinado e financiado pelos americanos pra conquistar os interesses deles naquela parte do mundo, e que depois eles se diziam inimigos apos o "ataque" de 9/11? mas que agora dizem uma vez mais que o Al-Qaeda é um grupo de moderados e estao fazendo camampanha pra usar eles pra derrubar o ditador mallvado sirio "nao que eu seja fã dele que pra mim nao passa de um ca...lha". ja nem sei quem é pior. os ditos terroristas ou os que criam armam e treinam os terroristas pra logo usar eles nos seus jogos geopoliticos. agora vai la pessoa da censura, quando censurarem meu comentario talvez possam me explicar o porque, embora eu ja imagino, estou falando contra os vossos mestres ja que toda midia ocidental nao passa de agencia de propaganda estatal

Destaques V+