Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arcebispo americano admite que há lóbis no sínodo (e isso é normal)

07 out, 2015 - 13:54 • Aura Miguel , em Roma, e Filipe d’Avillez

Charles Chaput, arcebispo de Filadélfia, diz que o importante é que os bispos se lembrem que não estão lá para ganhar, mas para chegar à verdade.

A+ / A-

O arcebispo de Filadélfia, Charles Chaput, admite que existem lóbis no sínodo dos bispos e que isso é perfeitamente normal.

Em resposta a uma pergunta da Renascença esta terça-feira, na conferência de imprensa diária, o arcebispo explicou o que entendeu pelo pedido do Papa Francisco para que os bispos evitem uma “hermenêutica da conspiração” durante o sínodo.

Antes de Chaput falar, os outros dois bispos presentes, Laurent Bernard Marie Ulrich, de Lille, França e Salvador Piñeiro, arcebispo de Ayacucho, no Peru, explicaram que o Papa pretendia, com essas palavras, apelar à unidade dos bispos. O americano, porém, foi mais franco, confirmando que existem lóbis entre os presentes no sínodo.

"O Santo padre disse que devíamos deixar de pensar uns nos outros como estando a conspirar, mas que devíamos trabalhar pela unidade entre os bispos. É a sua tarefa promover a unidade, não só entre os bispos mas para toda a Igreja, e confiar que Deus orienta a sua Igreja."

"Ao mesmo tempo nunca estive num encontro da Igreja em que não há grupos que se juntam para fazer lobbying num sentido ou noutro. Isso está a acontecer, asseguro-vos, é o que acontece quando as pessoas se juntam, e não nos devemos surpreender nem escandalizar por isso, desde que seja feito de forma transparente e honesta", diz Chaput

O que é essencial, diz Chaput, é que os bispos se lembrem de uma coisa: “Não estamos aqui para ganhar nada, estamos aqui para tentar chegar à verdade para a qual Deus, através do Espírito Santo, está a tentar orientar a sua Igreja.”

O arcebispo americano foi quem mais falou nesta conferência de imprensa e de forma mais aberta, sublinhando alguns dos problemas que se estão a verificar com os trabalhos, incluindo questões de tradução do documento original para inglês, que estão a preocupar os bispos anglófonos que, disse, tendem a ser os que têm maiores dificuldades em ler outras línguas.

Encorajar as 99 ovelhas e procurar a outra

Outra questão, disse Chaput, é um certo tom de “desespero” que existe no documento que orienta os trabalhos e que não corresponde à realidade da Igreja Universal.

O arcebispo, que acaba de receber em Filadélfia o Encontro Mundial de Famílias, diz que o "instrumentum laboris" dá a entender que as propostas da Igreja não são possíveis de viver, quando isso não é verdade. “No Encontro Mundial de Famílias assistimos a uma grande fome pela reafirmação dos ensinamentos da Igreja sobre o casamento”, disse.

A questão para o sínodo, diz Chaput, recorrendo a uma linguagem bíblica, é conseguir “encorajar as 99 ovelhas, enquanto se sai à procura daquela ovelha que se sente abandonada pela Igreja”.

Logo no início da conferência de imprensa, o bispo peruano Salvador Piñeiro lamentou também a existência de uma “linguagem dupla”, da sociedade em relação à família. “Por um lado, diz-se que a família é essencial, mas por outro facilita-se o divórcio e o aborto”, criticou.

O sínodo dos bispos sobre a família decorre desde domingo e termina no dia 25 de Outubro, data em que será apresentado um documento final com propostas. Serão entregues ao Papa, que terá total liberdade de as aceitar ou não.


[Notícia actualizada às 15h51]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Porconta
    07 out, 2015 Porto 18:36
    Lóbis claro, claro isso é a palavra em Inglês, em Português diz-se corrupção ou conclui-os conforme o assunto em causa.
  • Renato martins
    07 out, 2015 Faro 18:18
    Este será certamente um comentário a não publicar, apesar de não ofender nada nem ninguém. Diz o artigo que existem lobies, ninguém duvida disso, mas dentro da Igreja existe outro tipo de lobi, o dos homossexuais, é tão hipocrito ver padres e bispos condenarem os gays quando no seu interior grande parte o são. Vi à tempos uma reportagem penso que no 60 minutos, mas não estou seguro, de alguém que se infiltrou e conseguiu documentar tudo isso. Ainda à dias tivemos um padre que se assumiu publicamente. Tivemos casos de pedofilia encobertos pela igreja. Li que pagaram cerca de 2.000.000.000 de dólares em indemnizações e encobrimentos. Que nos pode dizer a Igreja sobre a família? que "santos" ensinamentos sairão deste sínodo ? Nada. Os padres são homens como todos nós, com os mesmos pecados, mas com muito mais hipocrisia.
  • 07 out, 2015 17:16
    Afinal a religião católica secular quer ou não fazer as reformas gerais na doutrina sociai da igreja? O tempo futuro espera por outros conceitos teológicos e evangélicos. O Papa Francisco tem de ser ajudado pelos bispos para seguir na sua missão evangélica por todo o Mundo que, vendo bem , não é nada facil, tendo em consideração as exigências e a evolução dos problemas da Humanidade que continuam a ser mais maus do que bons.

Destaques V+