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Sucesso escolar não depende da dimensão das turmas, o segredo está no professor

07 out, 2015 - 13:35 • Manuela Pires

Investigadora norte-americana analisou o sistema educativo português. O estudo “ O Quinto compromisso” é apresentado quinta-feira.

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O número de alunos por turma não está relacionado com o desempenho dos alunos. Esta é uma das conclusões de um estudo encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) a uma investigadora norte-americana.

A investigadora da Universidade de Standford, Margaret Raymond, fez um exame à educação pública em Portugal e concluiu que o país ainda tem problemas de retenção e abandono escolar.

Em declarações à Renascença, o coordenador da área do conhecimento da FFMS, Carlos Fiolhais, diz que o estudo conclui que o segredo está no professor. "Um bom professor que domine os assuntos e que consiga interagir com os seus alunos pode ter uma turma com 20 ou 30 alunos, pode fazer o seu trabalho", afirma.

O trabalho, que vai ser apresentado quinta-feira, aponta também as desigualdades económicas que afectam o desempenho dos alunos e defende uma aposta forte nos professores.

Carlos Fiolhais explica que nos próximos 15 anos a maioria dos docentes vai reformar-se e essa deve ser uma oportunidade para investir na qualidade destes profissionais e garantir uma carreira. “É preciso fixar os professores numa escola, as melhoras escolas são aquelas que têm um corpo docente estável”, defende.

Este é apenas um dos estudos que vai ser revelado durante este mês pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que promove, a partir desta quarta-feira, uma série de debates sobre educação.

Comentários
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  • Elisabete Fiel
    16 set, 2016 Elvas 15:30
    O professor é apenas uma parte do sucesso, há uma multiplicidade de fatores. Estudei esses fatores na minha tese de doutoramento, servindo-me de muitos estudos que já foram feitos. Além de ter investigado o problema, acompNho este assunto de perto, uma vez que também sou professora. A tese está disponivel para consulta: https://dialnet.unirioja.es/servlet/oaites?codigo=26909
  • Ana F.
    16 set, 2016 Lisboa 07:53
    Só o título do artigo faz-me perder logo a vontade de o lêr na íntegra
  • Catarina
    15 set, 2016 Estremoz 09:56
    Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação, pode ler_se nos termos e condições. Então, segundo estes critérios como é possível que se publique este artigo? Como se pode publicar que o facto de alguns professores saírem constituir uma oportunidade para formar melhores professores? Quem tem ensinado até aqui as pessoas que desempenham as outras profissões que necessitam de estudos elevados, como por exemplo as pessoas responsáveis por esta publicação/investigação? Um professor especial, com formação especial ensina uma turma de 30 pessoas independentemente de todos os outros fatores? Sim, qualquer pessoa conta anedotas, dá qualquer espetáculo para um numero elevado de pessoas uma vez, desde que todos os espetadores estejam motivados interessados e tenham educação para respeitar o interesse dos outros, sim, isso acontece, uma vez, mas durante um ano inteiro a ensinar, mostrar, demonstrar, explorar, defender, analisar, interpretar, realizar,compreender, aplicar, sintetizar...a 50, 30 , 20, alunos com idades variáveis, com condições sociais e econômicas variáveis, com motivações variáveis, ....só mesmo estas pessoas que realizaram e publicaram este estudo o conseguem,
  • Isabel Pinto
    24 mai, 2016 Óbidos isas 12:37
    Simplesmente deplorável. O dinheiro gasto nestes estudos da treta, poderia ser investido em projetos educativos exequíveis, e não no apontar o dedo aos professores que dedicam a maior parte do seu tempo a formar futuros cidadãos responsáveis e válidos para a sociedade.
  • Maria
    14 out, 2015 Porto 23:41
    Mais uma encomenda, mais um desastre, mais alguém a bater palmas para cortes absurdos. Eu nunca fui professora, mas fui aluna e sei opinar sobre esse facto: turmas grandes nunca nos ajudaram, alunos todos interessados no mesmo assunto, na mesma sala e com o mesmo empenho é uma utopia; alunos motivados a investigar, deixem-me rir, a copiar sim; alunos respeitadores muitos, e muito mais do que agora. Alunos cuja a aprendizagem seja única e exclusiva responsabilidade do professor, isso é que era bom, mandem-nos à junta de freguesia pedir o certificado de habilitações, fica mais barato e evitam-se os próximos CNOs ou lá como lhe chamarão!!!
  • Joaquim Ferreira
    11 out, 2015 BRAGA 15:49
    Sim... Claro. É por isso que os bons treinadores aceitam ir trabalhar para um qualquer clube! Os jogadores (alunos) não contam... Só o treinador. E os resultados do clube não dependem do tipo de jogadores... Por isso, que sejam todos defesas, meio-campistas ou avançados... isso, pouco importa! O que importa é o treinador!!! Deixem-sMas, na verdade, nada é assim. Quando certas equipas querem contratar um determinado treinador (Como José Mourinho), se querem ser candidatos aos títulos e conquistar esses mesmos títulos (leia-se, ser campeões!) logo exigem determinados jogadores... E os Presidentes dos Clubes aceitam. Por que será? E se os jogadores. são todos defesas, o treinador que se arranje...? Não!.Não é assim. É que se o treinador fracassa com os jogadores que não escolheu, não pode assumir a mesma responsabilidade que se tivessem os jogadores que ele próprio escolheu! Agora, em educação, se há fracasso, a culpa não é dos jogadores (alunos)... é do treinador (professor)!!! Mas o professor nunca escolhe os seus alunos. Nasceram em determinado ano e matricularam-se na escola onde exerce. Quem pensa que basta ter um treinador e uma equipa é logo campeã, engana-se. Ponham o Mourinho a treinar o Boavista com aqueles e não outros jogadores, e veremos se conquista algum título como tem conseguido. Agora, coloquem-lhe jogadores que mal sabem trocar a bola e... digam que os resultados não dependem dos jogadores: antes, do treinador!
  • Lodi Cordeiro
    08 out, 2015 Açores 17:54
    Mais uma vez a teoria pedagógica nada tem a ver com a REALIDADE DOCENTE!!!
  • Sousa
    08 out, 2015 Porto 12:30
    Gosto imenso da conclusão, até acho que já que assim é, faz-se auditórios em todas as escolas e com 5 ou 6 BONS PROFESSORES, temos 1000 ou mais alunos empenhados e com uma evolução espetacular na escola... lol..... esta senhora das duas uma, ou está doida ou não conhece minimamente a realidade portuguesa... acho que fez uma tradução errada da escola inclusiva..... se eu estivesse interessado em ouvir as palestras desistiria neste momento, pois arranjaram uma mercenária..... lol ;)
  • José Bóia
    07 out, 2015 Lisboa 22:33
    Convido a investigadora americana a dar uma aula de 90 minutos numa turma de 30 alunos numa escola pública da periferia de Lisboa para testar a sua brilhante conclusão....
  • Armando
    07 out, 2015 COIMBRA 18:57
    MAIS UM TRABALHO POR ENCOMENDA. Uma coisa é ser professor, outra é ser "entertainer" ... Para um professor é essencial o conhecimento do que se ensina e ter um método adequado. Para um nº elevado de alunos o professor é apenas um apresentador de matéria...

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