Tempo
|
A+ / A-

Banco de Portugal acredita em défice de 3% ou inferior

07 out, 2015 - 13:00

Boletim Económico de Outubro aponta para um bom desempenho da economia no segundo semestre deste ano.

A+ / A-

O Banco de Portugal considerou esta quarta-feira que “é exequível” que o défice orçamental fique abaixo dos 3% do PIB este ano, o que permitiria a saída do país dos défices excessivos.

Sem calcular um valor, os técnicos sublinham, no Boletim Económico de Outubro, que vai ser necessário um desempenho excepcional das contas públicas na segunda metade deste ano, mas acreditam que tal é possível.

O Governo prevê um défice de 2,7% este ano, mas o FMI e o Conselho das Finanças Públicas manifestaram, esta terça-feira, dúvidas sobre esse valor.

As projecções do Banco de Portugal apontam para um crescimento da economia de 1,7%, uma recuperação "moderada", nas palavras da instituição, mas "consistente", e ligeiramente acima das previsões do Governo.

Segundo o boletim económico de Outubro, a evolução positiva fica a dever-se ao consumo das famílias, que mantém uma trajectória de crescimento, mas também às exportações, que deverão registar um novo aumento este ano.

O saldo da balança comercial, ou seja, a diferença entre exportações e importações, mantém-se positivo, mas foi revisto em ligeira baixa.

Também o investimento contribuiu para o crescimento da economia, mas em menor grau.

O Banco de Portugal destaca, contudo, riscos e desafios para a economia e que podem ter efeitos nas projecções, como o menor crescimento global, a diminuição da população activa e a necessidade de cumprir os compromissos europeus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não mintam mais!
    08 out, 2015 fa 08:43
    Não nos manipulem mais!...

Destaques V+