Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​João Cravinho. Está “completissimamente excluída” coligação entre PS e PSD/CDS

07 out, 2015 - 12:47

Antigo ministro socialista defende que o PS espera para ver de que forma é que o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista entendem ser possível formar um governo à esquerda.

A+ / A-

João Cravinho afasta a hipótese de o PS estar disponível para uma coligação com o PSD e o CDS. Em declarações à Renascença, o socialista garante que essa foi a posição assumida na reunião da Comissão Política do partido.

"Está totalmente excluído. Isso ontem foi reafirmado na Comissão Política: que o Partido Socialista faça coligação com o PSD e o CDS está completissimamente excluído", afirmou.

Cravinho lembra que o PSD/CDS foi a força política mais votada, mas perdeu a maioria, perdeu 700 mil votos e 26 deputados. "Isto é o resultado eleitoral, é a vontade do povo português. Se a democracia é a vontade da maioria, isto é a vontade da maioria do povo português e o PSD e o CDS, bem como o Presidente da República, não podem fingir que não perceberam isto, que não leram isto, que estão nas tintas para isto", acrescenta.

João Cravinho sublinha ainda que o PS aguarda para saber como pode haver um entendimento com a esquerda, para formar governo, mas não aceita uma solução a todo o custo.

“Estamos à espera de ver o que o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista querem dizer quando afirmam haver condições para formar governo. Têm de nos explicar o que pensam sobre isso”, diz o socialista, acrescentando que o PS, por seu lado, “tem de perceber qual é a ligação política que se verifica no Bloco de Esquerda e no Partido Comunista”.

O antigo ministro garante que o PS é “pela governabilidade” e que não vai participar “em qualquer tentativa de fazer o derrube deste Governo sem haver uma solução alternativa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Blanch
    08 out, 2015 Lisboa 18:59
    Um "Senador" socialista como é João Cravinho tem autoridade moral e política para, no quadro do partido,e fazendo eco para a opinião pública , afirmar que o Partido Socialista deve recuperar a sua matriz ideológica privilegiando os acordos à sua esquerda.
  • marques
    08 out, 2015 vr 15:50
    E uma coligação PSD/CDS com PCP e BE, no passado estes 4 já encostaram o PS á parede!
  • joao
    07 out, 2015 Porto 20:06
    "90% dos portugueses votaram contra o be. E 93% votaram contra o pcp. (números redondos) não é o mesmo argumento dos 62%? Claro que não! Só a verdade da esquerda (?) é que conta...?"
  • Joana
    07 out, 2015 Lisboa 19:11
    Já percebi que entre os leitores desta página da RR há que pessoas que, tal como eu, pertenceram ao PS. Não falo para quem ainda está desnorteado com a derrota e se mostra claramente incapaz de raciocinar. Falo para aqueles que percebo conservarem o bom senso, na linha de Eurico Brilhante Dias. Socialistas! Se o PS lançar Portugal em convulsão, nas próximas legislativas será reduzido a escombros. Os Portugueses não perdoarão. Pensem . Por favor, pensem. O PS não tem nada a ver nem com BE, nem com PCP. Nunca teve.
  • Joaqum
    07 out, 2015 Pinto 18:52
    Segundo deprendo dessa afirmação, Portugal é o unico país com 4 maiorias, numa unica eleição. Descodifico as maiorias: BE porco ganhou todos os objectivos que propôs, CDU idem, PAN idem totalmente. PS......................é provavel que também. Olhando com alguma atenção e fazendo contas bàsica cada maioria é cerca de 3M de eleitores então votaram nas maiorias 12 M de portuguese eleitores. Os que votaram nos restantes partidos sem maioria, segundo este senhor, são os estrangeiros, não portugueses, estrangeiros, emigrantes, estrangeiros, iletrados, patetas, etc. Dr. Cravinho onde está a sua democracia. Tome juizo.
  • afinal
    07 out, 2015 lx 17:28
    Alguém sabe com quantos deputados ficaram os "santinhos", do CDS na AR? Já se sabe? Ou está tudo caladinho com a vergonha que é, do CDS ficar no 5º lugar, na AR? E vamos ver se o PAN não lhe passa à frente!...
  • Ó Andre Sousa
    07 out, 2015 lx 17:23
    Fala de cór e debita!...aliás isso é proprio da ignorancia sobre os assuntos! Em Portugal emprenha-se demais pelos ouvidos e em terra de cegos, quem tem olho é rei!...A base do conceito das SCUTs é boa, o problema foi depois os contratos leoninos que se fizeram! Tal e qual como as PPPs! E neste caso até temos (tinhamos), agora um secretario de estado dos transportes que só à conta dele subscreveu 12 PPPs quando trabalha p+ara as financeiras! Foi de tal forma que recebeu delas um "diploma" de excelencia pelo trabalho prestado! Entrou no governo e andou a a levar-nos à certa que estava a negociar os interesses das financeiras! Como é possivel se ele foi parte interessada?...Por acaso, sabia?
  • Há comentarios
    07 out, 2015 port 16:35
    desaparecidos ou sonegados!...
  • 1ZE
    07 out, 2015 Lisboa 16:20
    António Costa é o que tem melhores condições para governar com estabilidade. Medidas que não sejam aceites pela esquerda serão aprovadas com a direita. As que não sejam aceitas pela direita, serão aprovadas com a esquerda. Costa é o único que consegue dialogar com todos os partidos e para o PS governar sozinho durante 4 anos em estabilidade, basta ter um acordo com a sua esquerda, para que nunca façam uma maioria destrutiva com a direita para derrubar o governo. Depois é que se vai ver, se governou bem arranca uma maioria, se governou mal, perde as próximas eleições. Tenho dito...
  • andre souza
    07 out, 2015 SALVATERRA DE MAGOS 15:57
    Este que é o pai das SCUT, aí anda em roda viva para mais um tacho à esquerda, dessa forma "esbanja" de novo o erário público, para de seguida darem à sola e o Zé Tuga pagar! Lamentável que políticos, coveiros do país, não tenho vergonha na cara e estejam sempre em bicos de pés para aparecerem na comunicação social! Até concordo com o sr Costa em se coligar à esquerda, mas colocar pessoas conotadas com governos anteriores que nos colocaram na banca rota, será uma vergonha!

Destaques V+