Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos já convidou Costa para acordo. É "imperdoável" não aprovar Orçamento

07 out, 2015 - 11:47

Líder social-democrata revelou ter falado, esta quarta-feira, com António Costa para marcar uma reunião negocial. "A maioria dos portugueses deseja um acordo entre as forças partidárias."

A+ / A-
Passos já convidou Costa para acordo. É "imperdoável" não aprovar Orçamento
Passos já convidou Costa para acordo. É "imperdoável" não aprovar Orçamento

Passos Coelho anunciou que já convidou António Costa para uma reunião com vista a chegar a um acordo que garanta "estabilidade para poder governar". "Seria imperdoável" não aprovar o Orçamento do Estado para 2016, disse o primeiro-ministro, durante a cerimónia de assinatura de um acordo de Governo entre o PSD e o CDS-PP.

Tomando a palavra depois de Paulo Portas, Passos Coelho começou por dizer que os dois partidos partilham a interpretação do resultado das eleições, e que “entenderam expressar ao país e ao Presidente da República que “mantêm o seu compromisso para contribuírem para um acordo”, apesar de não terem atingido a maioria absoluta.

Passos já convidou António Costa, líder do Partido Socialista, para uma reunião até final desta semana. “Tive oportunidade de falar hoje com o António Costa para convocá-lo para um encontro. É nossa intenção concretizar esta reunião até ao final desta semana”, disse.

“O país terá um Governo com estabilidade para poder governar. A maioria dos portugueses deseja um acordo entre as forças partidárias”, afirmou Passos, voltando a insistir na meta do défice. “É intenção firmada do Governo até ao final do ano atingir a meta de ficar abaixo dos 3%. Seria imperdoável que Portugal ficasse sem condições para usufruir [dos frutos] depois dos sacrifícios."

Falhar a meta do défice "seria mau para a retoma, para o clima económico”, voltou a garantir Passos Coelho, um dia depois de o Conselho de Finanças Públicas e o Fundo Monetário Internacional terem expressado dúvidas sobre a capacidade de Portugal ter um défice inferior a 3% este ano.

Numa alusão aos partidos mais à esquerda do PS, como o Bloco e a CDU, o líder da coligação reafirmou o “respeito pelas regras da união económica e monetária a que Portugal está sujeito”, dizendo que “faz sentido que se busque, em primeiro lugar, junto do PS, as condições para que Portugal continue a respeitar a união monetária e inerentes à pertença” à UE.

Passos defendeu ainda a necessidade de “assegurar condições de viabilização dos documentos que podem e devem ser apresentados em nome de Portugal”. “Julgo que é fundamental que o país não interrompa o ciclo de recuperação, disciplina e rigor das contas para assegurar um retorno do investimento para mais crescimento e emprego”, insistiu.

O líder social-democrata referiu também que, “uma vez que não se pode repetir a cada meio ano um exercício para saber se estamos em condições, é muito importante que os próximos anos não sejam entregues à confrontação político-partidária", e “não agora entrar em novo período de campanha para umas novas eleições, mas um período de estabilidade para os portugueses”.

Pedindo que se evite a “especulação”, Passos remeteu para depois de dia 14, conhecidos os resultados da emigração e ouvidos os partidos, uma intervenção de Cavaco Silva no sentido de “indigitar um primeiro-ministro, para que o Governo possa tomar posse”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Costado
    07 out, 2015 Costacurta 15:36
    Eu no lugar do Costa mandava esta "cu-ligação" de ricos e ultra néo liberais dar uma volta ao bilhar grande. Existem montes de soluções de (des)governo sem o PPD/CDS, basta querer! Esta pandilha andou 4 anos a phoder a maioria dos Portugueses, e pelos vistos quer continuar porque a coisa está preta e bem preta (o que aí vem é mais austeridade, embora tivessem prometido o contrário para ganharem as eleições). Cuidado Costa, porque o povo pode revoltar-se!
  • Já repararam?
    07 out, 2015 port 13:04
    Em conjuntura, está a passar-se com Passos o que se passou com Socrates em governo minoritario! Com uma grande diferença! Passos, tem padrinho em Belém e Socrates não tinha!...
  • Mas afinal como é?
    07 out, 2015 st 12:30
    estes querem dialogar e chegara a compromissos, ou pretendem o "Amen"? ...São só jogadas de retórica e nada mais! E é isto que tem e deve ser desmascarado! esta gente quer tentar convencer-nos que está de boa fé, mas não está! O que eles querem é "cavalo", para montarem! ...A "cavalagem" está cara!

Destaques V+