Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Augusto Santos Silva: “Passos é que tem a responsabilidade de promover entendimentos”

07 out, 2015 - 10:01 • André Rodrigues

"O eleitorado não deu ao PS a legitimidade para assumir a iniciativa de formar governo", diz. Por isso, "fez bem o Presidente da República em convidar o líder do PSD".

A+ / A-

O socialista Augusto Santos Silva diz compreender que o Presidente da República tenha dado a iniciativa de formar governo a Passos Coelho.

À Renascença, o antigo ministro do PS defende que cabe ao líder do PSD aproximar-se de um quadro parlamentar onde a direita deixou de ter uma maioria capaz de suportar um governo estável.

Cavaco Silva convidou Passos Coelho para iniciar o processo para a formação do próximo governo, mesmo com maioria relativa. Era o desfecho previsível?

Compreendo que o Presidente da República tenha convidado o doutor Passos Coelho a ter a iniciativa, visto que ele é que é o líder do partido com maior representação parlamentar. Devo dizer, no entanto, que fiquei um pouco surpreendido com a fórmula: estava à espera que o Presidente da República convidasse o doutor Passos Coelho para formar governo. No entanto, optou por uma fórmula diferente e disse que o tinha convidado para iniciar as diligências tendo em vista a formação de um governo. De qualquer forma, o essencial é que o doutor Passos Coelho tem agora a responsabilidade de tentar formar um governo.

E como fica o PS neste processo? António Costa disse, em campanha, que não haveria qualquer acordo com esta direita e surge, agora, disponível para dialogar com todos. Incluindo a direita...

O que é compreensível...

Não será contraditório, ou ambíguo, que António Costa esteja disponível para dialogar com uma coligação com quem prometeu que nunca haveria acordos e com uma esquerda que acusou de, sistematicamente, preferir criticar o PS em vez de condenar os quatro anos de governo PSD-CDS?

Vamos por partes. Em primeiro lugar, o eleitorado não deu ao PS a legitimidade para assumir a iniciativa de formar governo, visto que o grupo parlamentar mais numeroso não é o do Partido Socialista. Por isso, a tentativa de resolver o problema político criado pelo resultado das eleições pertence ao PSD e, por isso, fez bem o Presidente da República em convidar o líder do PSD.

Também me parece que não é imaginável que um eventual governo PSD-CDS possa contar com a viabilização parlamentar da sua existência por parte do PS, se persistir em prosseguir as políticas que prosseguiu nestes últimos quatro anos e que mereceram no voto uma ampla maioria de rejeição.

É aí que o PS se aproxima das forças mais à esquerda?

Julgo que temos de ir por ordem lógica. Neste momento, o doutor Passos Coelho é que tem de se aproximar do novo quadro parlamentar. Ele é que tem de ter a capacidade de fazer propostas que tenham em conta um quadro parlamentar em que ele já não dispõe de maioria. Portanto, tem que haver mudanças na orientação política e essas mudanças têm de ser consagradas num eventual programa de governo.

Insisto: por via de um diálogo com as forças mais à esquerda, teria o PS hipóteses de formar governo, tal como foi defendido, por exemplo, pelo líder do PCP na noite eleitoral?

Apesar de compreender essa curiosidade, não me parece ser essa a questão lógica que se põe neste momento. Primeiro, precisamos de respeitar o resultado das eleições. Logo depois, a vontade do Presidente da República, que, nos termos da Constituição, é quem interpreta os resultados eleitorais e inicia diligências para a formação de um governo.

O Presidente da República escolheu convidar Pedro Passos Coelho. A meu ver, bem. E agora cabe ao doutor Passos Coelho propor um quadro de formação e programação de governo que seja gerível num parlamento que já não tem uma maioria absoluta de direita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria vitoria
    07 out, 2015 Lisboa 19:29
    Aqui está o trauliteiro de Sócrates outra vez. Pudera.Costa foi o nº 2 de Sócrates.Logo o trauliteiro sente que tem voz e ordem para dizer todas as asneiras do mundo.Se tivesse vergonha estava calado.Este elemento pode ser considerado um veneno para o PS.Costa que não o ,ande calar e vai ver.É para mim entre outros que colocam o PS no lugar que ficou.Mas Costa e tralha socrática e soarista vão rebentar com o PS a breve prazo.Eu só digo a este senhor que se cale.Porque quando fala ou entra mosca ou sai asneira.
  • Malhar na direita
    07 out, 2015 Porto 17:40
    E quando é que vai malhar na direita?
  • Ó Antonio
    07 out, 2015 port 17:14
    Deixe-se de tretas! e de insinuações e calunias! Conhece a pessoa para atacá-la no caracter? Tenha maneiras!
  • antonio
    07 out, 2015 lisboa 16:01
    Esta víbora bem falante, é mais do mesmo! Os outros é que são culpados, os outros é que são de direita, os outros é que perderam...enfim, bem típico de ex-governantes que deixaram o país na penúria! E não têm vergonha de constantemente virem à ribalta! Estou aqui ...estou aqui...vejam lá um "tachinho" para mim!
  • Nem mais!
    07 out, 2015 lis 12:42
    Mostrem agora o que valem! Se a coligação "ganhou", perdendo 25 deputados, então governem e deixem-se de passar as bolas para os outros! Mostrem o que valem, quando estão em minoria! Em absolutismo todos sabem (des)governar! Bateram-se tanto por um programa eleitoral escondido e agora querem o apoio, de quem apresentou um programa eleitoral descoberto e transparente, que eles atacaram, por vezes, até com insinuações caluniosas e ofensivas ao carácter dos adversários! Governem, que estamos cá para ver do que são capazes!..Assumam as responsabilidades da "vitória clara"!

Destaques V+