Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Joaquim Aguiar

PS "ameaça democracia" se impedir "Governo estável"

07 out, 2015 - 02:18 • Raquel Abecasis

Em entrevista à Renascença, o ex-conselheiro presidencial e analista Joaquim Aguiar defende um Governo de "bloco central" e alerta que o PS arrisca transformar-se num “partido gillette que corta à esquerda e à direita”.

A+ / A-
PS arrisca ser “partido gillette que corta à esquerda e à direita”
PS arrisca ser “partido gillette que corta à esquerda e à direita”

O PS representa uma “ameaça à democracia” se não viabilizar uma solução governativa estável, defende o ex-conselheiro presidencial Joaquim Aguiar, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença.

“O Partido Socialista neste momento é, de facto, uma ameaça à democracia se não souber encontrar a solução democrática que permita ter um Governo estável, coerente e capaz de fazer as reformas necessárias”, argumenta o economista e especialista em Sociologia Política.

A coligação PSD/CDS ganhou as eleições legislativas de domingo sem maioria e o PS deve integrar o novo Governo, recomenda Joaquim Aguiar.

“Num conselho de ministros em que esteja o PS, o CDS e o PSD, a qualidade da decisão aumenta drasticamente, porque não têm o problema da crítica parlamentar se um deles estiver de fora”, argumenta o analista político.

Em entrevista à Renascença, Joaquim Aguiar considera que esta é a única tábua de salvação para o Partido Socialista que, se não o fizer, fica como “o partido gillette”.

“O problema com as gillettes, que cortam para os dois lados, é como é que a gente transporta a gillette, porque corre o risco de, ao pegar nela, cortar-se para os dois lados. Ora, o Partido Socialista de tanto se apresentar como partido gilette, que corta para um lado e corta para o outro, é capaz de ficar sem nada para fazer.”

Nas negociações para a formação do novo Governo, Joaquim Aguiar defende que devem estar incluídas as próximas eleições presidenciais, ou seja, os três partidos devem apresentar um candidato comum. Quem? Não responde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rogerio
    08 out, 2015 Oeiras 11:25
    Oxalá o PS e o resto da Esquerda portuguesa saibam transformar uma derrota virtual numa vitória, criando uma plataforma de apoio maioritário a um Governo de Esquerda que desenvolva o país incluindo o interior, crie um país com menos desigualdades salariais. faça com coragem leis anti-corrupção, promova a qualificação literaria a quem a não tem, chame de volta os jovens qualificados que emigraram e defenda os mais necessitados com uma segurança social condigna. Há muita matéria de consenso para a esquerda se entender. Não é tempo de radicalismos, de egoísmos e competições partidárias.
  • Rogerio
    08 out, 2015 Oeiras 11:25
    Oxalá o PS e o resto da Esquerda portuguesa saibam transformar uma derrota virtual numa vitória, criando uma plataforma de apoio maioritário a um Governo de Esquerda que desenvolva o país incluindo o interior, crie um país com menos desigualdades salariais. faça com coragem leis anti-corrupção, promova a qualificação literaria a quem a não tem, chame de volta os jovens qualificados que emigraram e defenda os mais necessitados com uma segurança social condigna. Há muita matéria de consenso para a esquerda se entender. Não é tempo de radicalismos, de egoísmos e competições partidárias.
  • Ao Observador
    08 out, 2015 Lx 00:19
    Nem mais!
  • Observador
    07 out, 2015 FNC 19:10
    Partido gillete há um que pelas provas já dadas o epíteto assenta-lhe que nem uma luva! O CDS/PP! Dependendo da inclinação, ele lá está, tipo marinheiro, afinal o que importa é manter-se à tona de água! Talvez haja quem tenha um tal conceito de estabilidade que muitos não partilham obviamente, falar de estabilidade governativa quando a maioria de um povo vive dos momentos mais angustiantes precisamente por não ter estabilidade, é um contrassenso no mínimo! Agora se alguém se refere apenas à estabilidade resultante de uma maioria, um governo, um presidente como aquela que está a findar, em democracia nada impede que assim pense! Só que a isso não se poderá chamar propriamente estabilidade, estabilidade é muito mais, nomeadamente existe, quando as pessoas, os cidadãos se sentem bem, as suas necessidades básicas fazem parte do seu dia a da, em suma quando são felizes! Digamos que não esta imagem não é aquela que melhor caracterizaria a estabilidade com que vive a maioria deste povo, talvez algum, minorias, usufruam dessa tal estabilidade sui generis. O PS sabe de antemão que cabe à coligação decidir se quer ver os seus os dias contados, como o peru, ou se as suas políticas irão ao encontro dos cidadãos, porque se tentar seguir o mesmo rumo político, muitos dos que caíram à primeira e mesmo assim voltaram a cair à segunda, jamais lhe perdoariam! Teria sido o PS que durante quatro anos afrontou a lei fundamental, a Constituição? Ameaça à democracia o PS? Quando, como, onde?
  • Octaviano do Porto
    07 out, 2015 Porto 18:42
    Este sr.Aguiar deve ser um grande democrata (de carregar pela boca),com democratas destes pobre vai a democracia em Portugal.
  • Faustino José Pereir
    07 out, 2015 Vila de Frades 17:06
    Ameaça a tua democracia que achas que só na direita é gente. És um neoliberal de mmmmmmmmmmmmmmmmm
  • jpires
    07 out, 2015 scorreia 16:24
    Não tenham medo da queda da democracia, porque esta não foi conseguida com os partidapós o 25 de Abrilos que se formaram apos o 25 de Abril.Esses foram atras do que tinham perdido co a Revolução
  • caro comentador!
    07 out, 2015 pt 13:07
    A democracia começou a estar ameaçada desde que a "maioria" da direita, entrou a (des)governar em 2011! Até tentaram, assiduamente, subverter a Lei Fundamental do País! A Constituição da Republica! Quer mais ameaça do que esta? Onde andou este sr comentador, durante os últimos 4 anos, para não se insurgir contra aquela ameaça? Valha-nos o Tribunal Constitucional!...
  • Percebe-se
    07 out, 2015 lx 11:24
    que a RR sej plural e pretenda dar voz a todos, mas parece que há necessidade de haver alguma contenção nos convites de gente que vive do oportunismo de circunstancia! Os vira latas deveriam ser considerados como tal! Há casos que já cheiram a bolor e a bafio e só provocam a confusão sem efeitos positivos!...
  • ao Horacio Martins
    07 out, 2015 lis 11:18
    Se a coligação ganhou, então governem e deixem-se de passar as bolas para os outros! Mostrem o que valem quando estão em minoria! Em absolutismo todos sabem (des)governar! Bateram-se tanto por um programa eleitoral escondido e agora querem o apoio, de quem apresentou um programa eleitoral descoberto e transparente, que eles atacaram por vezes até com insinuações caluniosas e ofensivas ao carácter dos adversarios! Governem, que estamos cá para ver do que são capazes!...

Destaques V+