Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desmantelada TV por cabo "pirata" que transmitia para vários países

07 out, 2015 - 01:57 • Celso Paiva Sol

Operação das políticas portuguesa e brasileira levou à detenção de vários suspeitos dos dois lados do Atlântico.

A+ / A-

Numa operação conjunta desencadeada esta terça-feira, a Polícia Federal brasileira e a Polícia Judiciária portuguesa desmantelaram um grupo que vendia ilegalmente sinal de uma operadora portuguesa de televisão.

O servidor principal estava nos arredores de Lisboa. Além do Brasil, esta “TV por cabo” ilegal já estava a ser vista em vários países europeus.

O esquema, conhecido por “cardsharing”, não é nenhuma novidade para as autoridades nacionais, mas desta vez apresenta uma nuance: a internacionalização do crime.

Tudo indica que começa numa localidade da margem Sul do Tejo, onde dois irmãos portugueses tratam da descodificação ilegal das chaves de acesso a uma operadora nacional.

O sinal é depois enviado via satélite para o Brasil, para França, para a Suíça e para o Luxemburgo, países para onde são também exportadas ilegalmente as caixas necessárias para a captação desse sinal.

No Brasil, a Polícia Federal detectou o esquema há pouco mais de dois meses e já tem cerca de 10 mil clientes identificados, espalhados por cidades de 16 estados.

Cada um paga cerca de 33 reais por mês, o equivalente a cerca de 7,5 euros.

Na operação desencadeada esta terça-feira em cidades como Porto Alegre e São Paulo, a polícia brasileira deteve nove pessoas, entre as quais está um dos portugueses suspeito de estar na origem deste esquema.

O delegado Alexandre Isbarrola, da Polícia Federal brasileira, disse à Renascença que o português agora detido tinha um papel central nesta rede.

“É o técnico responsável pela operação do servido no Brasil. É uma figura central, era o técnico de toda esta operadora de televisão pirata que agora descobrimos.”

Em simultâneo, a Polícia Judiciária portuguesa realizou também uma operação na região de Lisboa, durante a qual procedeu à constituição de um arguido, um cidadão português que alegadamente colabora com esta rede.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • gfjk
    07 out, 2015 gduiuyi 20:50
    "das políticas portuguesa e"
  • Mário Joaquim Leite
    07 out, 2015 Barreiro 10:54
    Operação das políticas portuguesa e brasileira ? responsável pela operação do servido no Brasil ? Gostava que fizessem a correção dos textos antes do o publicarem. As gafes até dão para se perceber mas, tenho reparado em algumas que por mais voltas que dê, são de uma incompreensão. Desculpem este meu desabafo. Obrigado por me manterem informado do que se passa no país e no estrangeiro.

Destaques V+