Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​António Costa quer diálogo à esquerda e à direita

07 out, 2015 - 00:36 • Susana Madureira Martins

Comissão Política Nacional do PS deverá mandatar o líder socialista a conversar com a coligação PSD/CDS, o Bloco de Esquerda e o PCP.

A+ / A-

O líder do PS, António Costa, defendeu que o partido deve dialogar com os partidos da direita e da esquerda na sequência das eleições legislativas.

Na intervenção inicial na Comissão Política Nacional, que teve início esta terça-feira à noite, em Lisboa, António Costa disse que é preciso encetar conversações com a coligação PSD/CDS, mas também com o Bloco de Esquerda e com o PCP.

Desta reunião socialista deverá sair um comunicado em que o secretário-geral fica mandatado com todas as forças políticas com assento parlamentar.

O PS quer saber, por exemplo, quais as posições do Bloco de Esquerda e do PCP sobre temas como a relação de Portugal com a União Europeia e na Zona Euro.

Em relação à coligação, os socialistas vão defender que está fora de questão continuar com as políticas de austeridade dos últimos anos.

A disponibilidade do PS para dialogar à direita e à esquerda é conhecida depois de o Presidente da República ter convidado o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, a "avaliar as possibilidades de constituir uma solução governativa".

Portugal precisa de um Governo "estável e duradouro" e “este é o tempo do compromisso”, apelou Cavaco Silva, num recado aos partidos da coligação PSD/CDS e ao PS.

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) venceu as eleições legislativas de domingo com 38,55% (104 deputados), mas perdeu a maioria absoluta.

O PS conseguiu 32,38% (85 deputados), o BE subiu a terceira força política com 10,22% (19 deputados) e a CDU (PCP/PEV) alcançou 8,27% (17 deputados). O PAN vai estrear-se no Parlamento, com um deputado (1,39% dos votos). Estão por atribuir ainda quatro mandatos, referentes aos círculos da emigração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • COSTA
    12 out, 2015 SANTARÉM 15:41
    ISTO FAZ-ME LEMBRAR O TEMPO DO SOARES E CAVACONOVAS ELEIÇÕES T~EM .NÃO TINHA MAIORIA FOI PARA ELEIÇÕES E GANHOU COM MAIORIA.
  • Claro!
    07 out, 2015 St 08:58
    Outra coisa não seria de esperar de um democrata e de um partido como o PS, que efectivamente é a charneira da vida politica portuguesa. Uma coisa é certa, o PS só demonstra ser o partido mais plural no conjunto partidário português. Força António Costa!

Destaques V+