Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Skoda revela lista de carros envolvidos no escândalo das emissões

06 out, 2015 - 23:44

Proprietários devem consultar o site da marca.

A+ / A-

Os proprietários de automóveis da marca Skoda já podem verificar na internet se o seu carro está afectado pelo dispositivo que falseia os resultados das emissões de gases poluentes.

A SIVA, representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, divulgou um comunicado da Skoda em que é anunciado que os clientes desta marca podem ver via internet se o motor do seu carro foi ou não afectado pelo software que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro.

"Os proprietários de veículos Skoda podem verificar on-line em www.SKODA.pt se o seu carro está afectado. Os clientes também podem obter mais informação ligando para o call center SKODA 808509950", diz o comunicado.

Segundo a marca automóvel, apenas são afectados os veículos Skoda com motores diesel da série EA 189, mas a segurança e o desempenho da condução não são atingidos e os veículos podem ser conduzidos como habitualmente.

Há cerca de 8.800 automóveis da marca Skoda com o software responsável pela fraude das emissões de gases.

A Volkswagen também emitiu um comunicado idêntico esta terça-feira.

A 18 de Setembro, a Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um `software` incorporado no veículo.

Dois dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera, um escândalo que levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+