Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa pede aos bispos que não entrem em modo de conspiração

06 out, 2015 - 18:19 • Aura Miguel , em Roma

Palavras do Papa foram divulgadas por um padre jesuíta presente no sínodo, revelando alguma tensão entre o que se passa e o que é divulgado oficialmente.

A+ / A-

O Papa voltou a dirigir-se ao sínodo esta terça-feira para pedir aos participantes um discernimento sobre o que Deus pede à Igreja neste momento.

Francisco pediu também que não cedam àquilo a que chamou “a hermenêutica conspirativa”, atitude que classificou de sociologicamente fraca e de pouca ajuda espiritual. Este detalhe não foi divulgado oficialmente pela Santa Sé, mas sim num "tweet" de um padre sinodal, o jesuíta António Spadaro – o que, já por si, revela alguma tensão entre o que se passa e o que oficialmente se divulga.

Na habitual conferência de imprensa desta terça-feira ficaram igualmente patentes as diferentes perspectivas no modo de abordar o tema da família, com bispos e cardeais que valorizam mais os aspectos doutrinais, enquanto outros preferem insistir nos pastorais – tal como, de resto, aconteceu no sínodo do ano passado.

Nota curiosa relacionada com a experiência das famílias, foi justamente o que aconteceu na sessão da manhã. Talvez a voz mais aplaudida tenha sido a de Davide, um bebé de três meses, filho de um casal italiano que participa no sínodo, e que a dada altura resolveu começar a chorar. Um sucesso que já levou alguns bispos e cardeais a tirarem o retrato ao lado do mais novo elemento da assembleia sinodal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+