Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice abaixo dos 3% este ano? O FMI não acredita

06 out, 2015 - 17:51

O Governo diz que o défice será de 2,7% este ano. Mas o FMI prevê que esse valor só será atingido em 2016.

A+ / A-

O Fundo Monetário Internacional (FMI) continua a não acreditar que Portugal consiga reduzir o défice abaixo dos 3% do PIB este ano, o que, a confirmar-se, manterá o país em défice excessivo, em conformidade com as regras europeias.

No "World Economic Outlook", divulgado esta terça-feira, o FMI apresenta as suas previsões económicas e também previsões para o défice orçamental e para a dívida pública para os vários países até 2020.

No caso de Portugal, a instituição liderada por Christine Lagarde prevê que o défice orçamental seja de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no final de 2015, uma décima abaixo da previsão anterior, divulgada em Abril deste ano.

Estas previsões demonstram, assim, que o FMI não acredita que Portugal possa sair este ano do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), que estabelece que os países europeus que tenham um défice superior a 3% devem adoptar uma estratégia orçamental para cumprir aquele limite.

O Fundo espera que só no próximo ano Portugal consiga reduzir o défice abaixo dos 3%, antecipando um défice orçamental de 2,7% em 2016.

Para os anos seguintes, o FMI antecipa que o défice orçamental português caia para os 2,5% em 2017, para os 2,4% em 2018 e que estabilize nos 2,3% em 2019 e em 2020, o último ano das projecções divulgadas esta terça-feira.

As previsões apresentadas pelo Fundo para 2015 estão agora em linha com as da Comissão Europeia, que estimou em Maio que o défice orçamental de Portugal seja de 3,1% este ano. Para 2016, Bruxelas apresentou uma projecção ligeiramente mais pessimista, de 2,8%.

O Governo continua a defender a meta com que se comprometeu no Orçamento do Estado para 2015 e que reiterou no Programa de Estabilidade, esperando que o défice orçamental seja de 2,7% este ano.

No Programa de Estabilidade, apresentado em Abril, o Executivo de Pedro Passos Coelho projectou um défice orçamental de 1,8% do PIB em 2016, antecipando que este défice se reduzisse gradualmente até 2018, passando a um excedente de 0,2% em 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nem acredita
    06 out, 2015 pt 20:16
    o FMI nem acredita quem estiver no seu perfeito juizo! Só acreditam os mentirosos compulsivos que nos continuam a enganar!
  • Os mentirosos
    06 out, 2015 fa 18:17
    compulsivos do ex governo é que nos impingiram que ficaria abaixo dos 3%...Acreditam ainda? Espanha já avisou Bruxelas que em 2015 e 2016 não ficarão abaixo dos 4,5%...

Destaques V+