Tempo
|
A+ / A-

João Proença: Costa fomentou "divisão", mas esta não é a altura para encontrar novo líder

06 out, 2015 - 16:06 • Henrique Cunha

"É fundamental não perturbar o curso normal das eleições", diz à Renascença o ex-líder da UGT.

A+ / A-

Pior do que uma liderança fragilizada é o PS discutir a sua situação interna a poucos meses das eleições presidenciais. É a opinião do socialista João Proença, que antecipou à Renascença algumas das ideias que vai defender esta terça-feira à noite na reunião da comissão política do PS.

O ex-presidente da UGT considera que o partido vai ter de encontrar um líder que una o partido, mas o momento – próximo das eleições presidenciais – exige alguma contenção.

“O ‘timing’ exacto depende um pouco das eleições presidenciais. Eu acho que é fundamental não perturbar o curso normal das eleições. É evidente que uma liderança um pouco fragilizada é negativo, mas muito mais negativo é o PS estar a debater assuntos internos no momento em que se debate a Presidência da República”, diz à Renascença.

“O que me parece fundamental é que do congresso saia um líder que se comprometa claramente a unir o PS e não a dividi-lo”, acrescenta.

João Proença acusa a actual direcção de não ter sido capaz de unir o PS.

“A actual liderança, apesar de se ter comprometido e considerar que estava em melhores condições para promover a unidade no partido, ignorou completamente esse compromisso. E, na prática, foi um factor de divisão e de exclusão”, atira.

João Proença autoexclui-se da luta pela liderança e admite que Álvaro Beleza e Francisco Assis são dois nomes que “merecem inteira confiança”.

À Renascença, Beleza admitiu avançar se não houver melhores opções – nomeadamente Francisco Assis, um dos “melhores quadros” do PS, um potencial “grande líder” do partido – disponíveis entre os socialistas.

O ex-líder da UGT considera quase impossível um entendimento do PS com os partidos à sua esquerda.

“PS e Bloco de Esquerda não têm maioria face à coligação Portugal à Frente e, quanto a mim, uma coligação com o Partido Comunista seria coligação antinatura.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gomes
    06 out, 2015 Santarem 19:17
    Quem com ferros mata,com ferros morres!!!
  • Mas,
    06 out, 2015 st 18:45
    Costa fomentou "Divisão"? Muito estranho! Tanto quanto me recordo foi a maioria dos socialistas que lhe pediram para se "chegar à frente", para ser secretário-geral! E teve a humildade de se sujeitar a eleições directas, propostas por Seguro, onde foi eleito por uma larga maioria! Isto é fomentar divisões? O sr Proença até parece a direita a falar isso sim para dividir o PS e fragilizá-lo! E diria mais, durante o processo eleitoral, alguns de dentro do PS, também contribuíram com declarações em surdina, para que os coligados se aproveitassem delas, para atacarem António Costa, inclusivamente no seu carácter, referindo precisamente essas declarações! Ora deixem-se de tricas e passem mas é a fazerem oposição, não permitindo que a direita que vai governar passe as responsabilidades de falta de estabilidade, para o PS! Isso é fundamental para que não haja vitimização por parte dos direitolas! É nisso que eles vão apostar para provocarem novas eleições antecipadas!...
  • Mas Costa fomentou?
    06 out, 2015 st 17:41
    "Divisão"? Estranho! Tanto quanto me recordo foi a maioria dos socialistas que lhe pediram para se "chegar à frente" para ser secretário-geral! E teve a humildade de se sujeitar a eleições directas, propostas por Seguro, onde foi eleito por uma larga maioria! Isto é fomentar divisões? O sr Proença até parece a direita a falar isso sim para dividir o PS e fragilizá-lo! E diria mais, durante o processo eleitoral, alguns de dentro do PS, também contribuíram com declarações em surdina, para que os coligados se aproveitassem delas, para atacarem António Costa, inclusivamente no seu carácter, referindo precisamente essas declarações! Ora deixem-se de tricas e passem mas é a fazerem oposição, não permitindo que a direita que vai governar passe as responsabilidades de falta de estabilidade, para o PS! Isso é fundamental para que não haja vitimização por parte dos direitolas! É nisso que eles vão apostar para provocarem novas eleições antecipadas!...
  • O bom senso
    06 out, 2015 st 16:51
    deve imperar! Outra coisa não seria de esperar!... Enganem-se os direitolas! Os "belezas" devem acalmar-se, porque andam muito excitados! Primeiro o país e depois as lutas intestinas de quem quer o poleiro! Ao contrario do que dizem, principalmente a direita que por aqui vagueia a debitar e a fomentar divisão entre os outros, (não se contentam em terem ganho as eleições, andam ressabiados por não terem tido a maioria absoluta, para continuarem a governar em "ditadura" laranja/azulina), aproveitam-se da falta de senso de alguns socialistas, que atacam António Costa com o pressuposto dele ter tirado o lugar a Seguro! É bom recordar, para os de memoria curta que António Costa foi "lançado" pela maioria dos socialistas para eleições directas no PS, e foi eleito por militantes e simpatizantes por cerca de 70% dos votos contra 30% de Seguro! Portanto Costa é secretário-geral com a total transparência da vontade de mais de 2/3 do PS vontade! Onde está a duvida? Ou pretendem agora, transformar uma eleição daquelas, em folhetins telenovelescos de intriga e ataque pessoal? Há que ter mais respeito pelos eleitores que votaram PS, e não foram tão poucos quanto isso, (O PS consegue aumentar o numero de deputados na AR), que aguardam um PS coeso e responsável para poder deixar os ganhadores governarem, mas desta vez, controlados! A variável tempo e uma boa estratégia, são fundamentais a partir de agora para colocar à prova a pseudo coligação que deve ser responsabilizada pela governação e estabilidade e não passar a bola para o PS que efectivamente não é governo!
  • LC
    06 out, 2015 Lisboa 16:48
    E que o amarelo não botasse opinião. Devia de ter vergonha por aceitar prejudicar os trabalhadores em troca do tacho que lhe deu o Coelho.

Destaques V+