Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dois museus e 150 candidaturas. Arquitectos portugueses ganham concurso na Suíça

06 out, 2015 - 12:21

Projecto do ateliê Aires Mateus, orçado em 85 milhões, obteve a unanimidade do júri. Na corrida estavam também propostas assinadas por três prémios Pritzker.

A+ / A-

O ateliê de arquitectos portugueses Aires Mateus venceu o concurso internacional para criar dois museus em Lausanne, na Suíça: o Museu de Design e Arte Contemporânea (Mudac), e o Museu da Fotografia de Elysée.

O projecto para os dois museus obteve a unanimidade do júri, segundo o arquitecto, depois de uma avaliação de 150 candidaturas provenientes de todo o mundo, mas o ateliê Aires Mateus ficou entre os primeiros 21 seleccionados.

O desafio foi criar um equipamento cultural que albergasse os dois museus suíços, uma infra-estrutura com um custo de cerca de 85 milhões de euros, que deverá estar concluída em 2020.

"É extraordinário e foi uma surpresa, porque não esperávamos ganhar", disse à agência Lusa Manuel Aires Mateus, pois o concurso "foi muito disputado", com projectos, entre outros, de galardoados com o Pritzker - prémio equiparado ao Nobel, mas para a arquitectura - como o francês Jean Nouvel, o ateliê Sanaa, dos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, ou Shigeru Ban, também japonês.

Os portugueses desenharam um complexo que se divide em dois - um que acolherá a fotografia e outro, o design e a arte contemporânea -, com uma ligação entre ambos, uma área de recepção e espaço público para cafetaria, livraria e lojas.

O que seduziu o júri?

"Foi muito especial desenhar este projecto, porque o objectivo foi desenhar uma relação. É a relação entre dois museus, prolongando o espaço de ambos para uma zona de encontro", descreveu.

O arquitecto acredita que foi sobretudo a área de encontro dos dois museus para o espaço público que seduziu o júri do concurso: "A nossa principal preocupação não foi tanto desenhar os dois museus, mas criar esse espaço de encontro que atrai o público e depois o encaminha facilmente para os espaços museológicos", acrescentou.

No ano passado, a dupla de arquitectos venceu o concurso internacional para criar a Faculdade de Arquitectura de Tournai, na Bélgica, um projeto que envolve o centro histórico daquela cidade.

Participaram nas exposições da representação oficial de Portugal, nas edições da Bienal de Veneza de Arquitectura de 2010 e 2012.

Os irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus nasceram em Lisboa, em 1964 e 1963, e formaram-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Almeida
    06 out, 2015 Vendas Novas 17:29
    É motivo de satisfação para Portugal e todos portugueses conhecer do sucesso dos nossos compatriotas. Ajuda a levantar a cabeça e ter acrescidas esperanças no amanhã. Parabéns e obrigado.
  • Manuel Rodrigues
    06 out, 2015 Arrifana 16:56
    Os meus parabens. Para mim como português, é muito agradável verificar, que somos tão bons como os outros. Mto obrigado

Destaques V+