Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nobel da Física distingue cientistas japonês e canadiano por trabalho com neutrinos

06 out, 2015 - 10:55

Investigação demonstra que os neutrinos têm massa, permitindo compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

A+ / A-
Os neutrinos têm massa e dão direito a Nobel da Física
Os neutrinos têm massa e dão direito a Nobel da Física

A Academia Sueca atribuiu o prémio Nobel da Física ao japonês Takaaki Kajita, 56 anos, e ao canadiano Arthur B. McDonald, 72 anos, pelas suas descobertas relacionadas com os neutrinos.

O prémio distingue a "descoberta das oscilações dos neutrinos, que mostra que os neutrinos possuem uma massa", permitindo compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

Os galardoados recebem um diploma, uma medalha de ouro e um prémio monetário no valor de quase 900 mil euros.

Todos os prémios serão entregues a 10 de Dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

[em actualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+