Tempo
|
A+ / A-

Brilhante Dias quer congresso do PS antes das presidenciais

05 out, 2015 - 22:59 • Henrique Cunha

Antigo dirigente defende que o PS tem de fazer uma reflexão profunda dada a dimensão da derrota nas eleições e abre a porta à possibilidade do partido viabilizar o programa de Governo da coligação PSD/CDS.

A+ / A-

A decisão do PS em avançar para eleições directas e para a realização de um congresso é sensata, afirma à Renascença Eurico Brilhante Dias, um dos membros da direcção de António José Seguro.

O partido precisa, rapidamente, de uma reflexão profunda depois da derrota nas eleições legislativas, diz o socialista, que defende a possibilidade de o Congresso se realizar antes das presidenciais de Janeiro do próximo anos.

“Parece uma decisão acertada e parece que é uma decisão no caminho certo. O partido precisa de um congresso, precisa de uma reflexão profunda porque se voltarmos a uma discussão meramente em torno de nomes, provavelmente, não sairemos da crise que o PS atravessa, porque acumulamos a segunda derrota em legislativas.”

Eurico Brilhante Dias sublinha que o PS inverteu um ciclo de vitórias que vinha das autárquicas e das europeias, porque “evidentemente os portugueses não confiaram na nossa proposta”.

O congresso do PS deve realizar-se “o mais rapidamente possível”, para “contaminar o menos possível as eleições presidenciais e o livre debate que vai haver” em torno da corrida a Belém, defende.

Eurico Brilhante Dias sustenta que o PS tem de fazer uma reflexão profunda dada a dimensão da derrota e abre a porta à possibilidade do partido viabilizar o programa de Governo da coligação PSD/CDS.

“A vitória do PSD e do CDS foi clara, apesar de haver uma maioria de esquerda no Parlamento. Portanto, parece-me que o partido, neste momento, deve fazer uma reflexão interna sem prejuízo dessa decisão (programa do Governo). Não vamos esquecer que fomos claramente derrotados e que essa derrota nos deve levar imediatamente a essa reflexão. Eu penso que o partido deve avaliar o programa do Governo e a forma como a maioria pretende passar esse programa não tendo a maioria no parlamento. Agora, a iniciativa cabe ao Presidente e à maioria que ganhou as eleições”, sublinha Eurico Brilhante Dias.

O Partido Socialista vai reunir-se em congresso, falta apenas conhecer a data em que se vai realizar. O esclarecimento foi avançado à Renascença por fonte oficial da direcção do partido, citando os próprios estatutos socialistas que impõem a realização de congressos federativos e congresso nacional após a realização de eleições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ás vezes
    06 out, 2015 de 18:28
    gosto de ouvir o Brilhante Dias, mas, outras vezes, fico a pensar que se excede demais nas circunstancias e deita tudo a perder!
  • O bom senso
    06 out, 2015 st 17:22
    deve imperar! Outra coisa não seria de esperar!... Enganem-se os direitolas! Os "belezas" devem acalmar-se, porque andam muito excitados! Primeiro o país e depois as lutas intestinas de quem quer o poleiro! Ao contrario do que dizem, principalmente a direita que por aqui vagueia a debitar e a fomentar divisão entre os outros, (não se contentam em terem ganho as eleições, andam ressabiados por não terem tido a maioria absoluta, para continuarem a governar em "ditadura" laranja/azulina), aproveitam-se da falta de senso de alguns socialistas, que atacam António Costa com o pressuposto dele ter tirado o lugar a Seguro! É bom recordar, para os de memoria curta que António Costa foi "lançado" pela maioria dos socialistas para eleições directas no PS, e foi eleito por militantes e simpatizantes por cerca de 70% dos votos contra 30% de Seguro! Portanto Costa é secretário-geral com a total transparência da vontade de mais de 2/3 do PS vontade! Onde está a duvida? Ou pretendem agora, transformar uma eleição daquelas, em folhetins telenovelescos de intriga e ataque pessoal? Há que ter mais respeito pelos eleitores que votaram PS, e não foram tão poucos quanto isso, (O PS consegue aumentar o numero de deputados na AR), que aguardam um PS coeso e responsável para poder deixar os ganhadores governarem, mas desta vez, controlados! A variável tempo e uma boa estratégia, são fundamentais a partir de agora para colocar à prova a pseudo coligação que deve ser responsabilizada pela governação e estabilidade e não passar a bola para o PS que efectivamente não é governo!
  • Paulo Sérgio
    06 out, 2015 Entroncamento 14:29
    Este Senhor Eurico Dias, de brilhante pouco tem, o que o faz falar é o facto de ter ficado de fora das listas do PS. Sou Socialista, votei António Costa e não pretendo ver no meu Partido um bando de meninos tipo segunda vaga do PSD actual. Não me revejo com entendimentos com a PaF pois não me esqueço o que foi dito durante meses e o que foi feito por essa gente. Apelo a concessos mas terá de ser a direita a vir ao encontro do PS e nunca o contrário. Não desdenho uma coligação PS,BE e CDU desde que o Euro e a Europa sejam preservados.
  • Assim, sim!
    05 out, 2015 Lisboa 23:57
    O PS democrata, moderado, responsável, com sentido de Estado, está a mover-se, felizmente. E não vai parar. Uma boa notícia para todos nós. Precisamos de estabilidade. Portugal ainda está frágil depois de uma crise tão dura e ainda há muito por fazer. O caminho tem de ser o da continuação da retoma e o do diálogo entre os partidos que não renegam a Europa. Hoje, já se percebeu que os nossos parceiros internacionais estão de olhos postos em nós e pensam nas desejadas sinergias entre os principais partidos portugueses. Estamos obrigados a entender-mo-nos. Ou mergulharemos no caos. Quem o promover pode acreditar que, adiante, será exemplarmente punido. Não tenham a esse respeito qualquer dúvida!

Destaques V+