Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco desafia PS para "solução de Governo que salve Portugal"

05 out, 2015 - 21:14

Catarina Martins diz que basta ao PS abandonar a redução da TSU, o congelamento das pensões e a facilitação dos despedimentos.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda (BE) está disponível a conversar sobre uma solução de Governo de esquerda que salve Portugal, afirmou esta segunda-feira a porta-voz do partido.

Catarina Martins, falava aos jornalistas após uma reunião da comissão política do BE, explica que basta que o PS abandone a redução da taxa social única (TSU), o congelamento das pensões e a facilitação dos despedimentos.

"Reitero hoje o que disse ainda antes da campanha eleitoral a António Costa. O Bloco de Esquerda cá está disponível para conversar sobre uma solução de Governo que salve Portugal bastando para isso que o PS aceite abandonar três ideias, que a nosso ver contrariam a possibilidade de mudança de ciclo", disse a dirigente do BE.

A porta-voz bloquista espera que "toda a gente esteja à altura da responsabilidade", apelando directamente ao PS e garantiu ter a certeza que a CDU "também estará presente e não faltará à chamada".

"Os partidos que tiveram três milhões de eleitores, que têm hoje mais de 50% dos deputados na Assembleia da República, fizeram a sua campanha prometendo uma ruptura com o ciclo da direita", recordou.

Fonte oficial da CDU disse, entretanto, à Renascença que o Partido Comunista só analisará os resultados eleitorais na reunião do Comité Central, agendada para esta terça-feira.

Catarina Martins criticou ainda aquilo que considerou fazer parte das "decisões apressadas do Presidente da República", que terça-feira vai já ouvir o líder da coligação PSD/CDS-PP, Pedro Passos Coelho, considerando que "manda o respeito institucional que o Presidente da República não tomasse estas acções antes de estarem contados os votos dos emigrantes".

O discurso "ambíguo" de Costa

Na opinião da deputada do BE, "António Costa teve uma declaração no mínimo ambígua após os resultados eleitorais", reiterando por isso aquilo que o partido disse na pré-campanha, porque "será trágico que as forças que se bateram contra a direita nas eleições não tenham agora a capacidade de estar à altura das soluções de Governo que o país exige".

Catarina Martins considera que as três linhas vermelhas do partido são "propostas concretas, simples" e o "início de uma conversa que o país precisa para ter novas soluções", respondendo que os bloquistas já disseram o que era essencial para uma conversação e que aguarda agora que o PS diga alguma coisa.

"O PS vai reunir amanhã [terça-feira]. Fica claro hoje que a disponibilidade que o Bloco anunciou em tempo de pré-campanha eleitoral é a mesma que anuncia hoje. Cá estamos para que o país tenha soluções", disse, atirando assim a bola de novo para o lado socialista.

Catarina Martins foi peremptória: "O BE é a terceira força política do Parlamento. Não fará nenhum entendimento com a direita, mas não faltará aos compromissos para soluções que rompam com a austeridade e é bom que toda a gente diga com quem é que conversa".

Questionada pelos jornalistas sobre se houve algum encontro com o PCP sobre esta matéria, a bloquista recordou que há posições públicas que se conhecem que são coincidentes entre os dois partidos e que não foram feitas reuniões nestes dias.

"Há três milhões de eleitores que escolheram outra coisa, que são a maioria no parlamento, que têm a maioria dos deputados e das deputadas e será estranho que essa maioria não encontre a capacidade de diálogo e se ponha na posição de uma oposição maioritária a um Governo de minoria. Isso sim seria instabilidade", reiterou.

[notícia actualizada às 23h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Obrigado Catarina!
    06 out, 2015 Santarém 22:31
    Catarina a salvar Portugal como o seu camarada Tsipras salvou a Grécia segundo a sua arrogância inicial, agora passou a lambe-botas e esta faria exatamente o mesmo ou então mais arriscada atirar-nos-ia para o grupo da Coreia do Norte, Cuba, Venezuela entre outros.
  • Carlos
    06 out, 2015 Lisboa 16:56
    Boa iniciativa do BE, embora não acredite que o PS vá aceitar. Gostava de estar enganado, pois era aquilo que eu gostava que se realiza-se com cedências de parte a parte com vista a uma estabilidade pois já percebemos que não é possível o BE aceitar todas as imposições do PS e o contrário também é verdade, julgo mesmo que as cedências seriam bem vistas pelos que votaram nestas forças politicas e deixariam o CDS e PSD a falar para o teto, com um MELÂO do tamanho do país. Basta ver aqui o desespero dos militantes da direita, latente nos argumentos que opinam contra esta possível coligação.
  • Serrano
    06 out, 2015 Guarda 13:12
    Esta esquerda caviar parece que tem o rei na barriga. É um partido minoritário mas quer impor as suas ideias calcando a grande maioria dos portugueses que se borrifou para a esquerda trauliteira.
  • goncalo trocado
    06 out, 2015 lisboa 12:04
    A esquerda tem que salvar o pais
  • Paulo
    06 out, 2015 vfxira 09:54
    Parabéns Catarina,não só pelo resultado obtido,mas pela determinação e coragem aliada a uma inteligência e sensibilidade propria só de pessoas que sabem o que querem.É pena o PS não ser um partido de esquerda,daí não ser ainda possivel uma reviravolta nesta partidocracia podre que tem destruido Portugal,as ideias de esquerda não desaparecem e nestes tempos têm vindo a crescer muito significativamente,não só na Grécia,Espanha mas por cá também,o resultado destas eleições assim o mostram,felizmente há um povo que ainda luta pelos seus direitos e determinação e por um país livre e soberano.Força Catarina,nunca desistas da luta deste povo que confia em ti.O futuro demonstrará que a tendência será expoêncialmente maior.
  • Alberto Sousa
    06 out, 2015 Portugal 09:18
    Os bons resultados do BE subiram-lhe à cabeça, ficou possessa, agora até já quer ser ministra. Coitado do PS se caí-se na esparrela, nas próximas eleições afundava de vez. Esta Catarina, vendedora de ilusões, como atriz representa bem o papel de salvadora quando na verdade não passa de uma farsa. Demagogias baratas para tonto comprar. Infelizmente parece que em Portugal ainda há gente que não vê as noticias e não viu o resultado das politicas Varoufakis e do seu destino, além de não saber ouvir os inúmeros disparates utópicos que saem da boca desta mentira em forma de mulher.
  • petervlg
    06 out, 2015 Valongo 09:03
    A sede de poder é muita, se a coligação falar com a Catarina Martins é certo que ela de alia a coligação. nunca se esqueçam que politico não tem palavra.
  • rosinda
    06 out, 2015 palmela 03:14
    Sao tres da manha e estou a moer a cabeca com catarina martins! Como e que esta mulher tem coragem de desafiar o ps !!
  • rosinda
    06 out, 2015 palmela 02:50
    Eu nao devia dizer isto mas foi verdade eram duas mulheres ainda jovens que estavam dispostas a matar o passos coelho como a maluca da joana amaral dias Quando a ela se descascou para revista estiveram-se a borrifar para o agir votaram no bloco!!
  • rosinda
    06 out, 2015 palmela 02:31
    por acaso conheço duas pessoas que eram para votar na joana amaral dias e depois votaram na catarina martins porque nao gostaram de ver a outra descada na capa da revista da cristina ferreira!

Destaques V+