Tempo
|
A+ / A-

"Se esperam mudanças na doutrina da Igreja vão ficar desiludidos"

05 out, 2015 - 18:53 • Aura Miguel , em Roma

O cardeal Vingt-Trois, de Paris, explica que os sinais dos tempos não são os “ventos da moda”.

A+ / A-

O cardeal francês André Vingt-Trois, arcebispo de Paris e presidente delegado desta assembleia sinodal, fez esta segunda-feira um aviso à navegação, sobretudo à imprensa, no que diz respeito às expectativas para o sínodo sobre a família.

“Se vieram a Roma com a ideia de regressarem com uma mudança espectacular da doutrina da Igreja, vão ficar desiludidos. Por isso, está fora de questão imaginar ou esperar que o sínodo recomende ao Papa tomar medidas gerais que evitassem enfrentar a questão da liberdade individual das pessoas e que implicam um compromisso pessoal. Temos de ser claros convosco, para evitar que amanhã façam as mesmas perguntas e recebam as mesmas respostas.”

Vingt-Trois aproveitou ainda para explicar que embora a Igreja seja chamada constantemente a ler os “sinais dos tempos”, estes não devem ser confundidos com os “ventos da moda”.

“Os ventos da moda não são os sinais dos tempos; isso é outra coisa. Os sinais dos tempos são um acto de discernimento e de interpretação dos acontecimentos, à luz das Escrituras. Os ventos da moda são uma forma de pressão para se destacar ou não certas coisas, consoante o modo como são tratadas. Eu não penso que o Papa esteja totalmente submetido à pressão dos ventos da moda. Penso mesmo que ele é totalmente livre.”

Essa liberdade estende-se ao próprio, admitiu o cardeal. “E, pessoalmente, tenho 73 anos; daqui a dois anos afastam-me do meu cargo, não tenho nada a perder. Por isso, não tenho nada a recear por não estar sintonizado com os ventos da moda e continuo muito livre perante tudo o que oiço.”

“Não é por haver esposos infiéis que a fidelidade é má”

Incontornável, num encontro com jornalistas dos principais media mundiais, a polémica revelação na véspera do sínodo feita por um monsenhor com responsabilidades no Vaticano sobre a sua própria homossexualidade.

"Nós não somos porta-vozes de todos os que compõem o corpo da Igreja. Nós tentamos escutar a Palavra de Deus, de a pôr em prática como podemos, com as nossas fraquezas e pobrezas, mas nem as nossas fraquezas, nem as nossas pobrezas nos dispensam daquilo que devemos fazer", comenta Vingt-Trois.

“Não é mais do que a fraqueza e a pobreza de um marido perante a sua mulher e filhos, ou da mulher perante o seu marido e filhos... E isso não desqualifica o parentesco nem o casamento. Não é por haver esposos infiéis que a fidelidade é uma coisa má. Por isso, tentamos avançar com modéstia, mas confiantes, porque sabemos ser portadores de algo que ultrapassa em muito as nossas próprias capacidades e forças”, afirmou o arcebispo de Paris.

Apesar de o início do sínodo ter sido no domingo, com a celebração da missa inaugural, só esta segunda-feira começaram verdadeiramente os trabalhos. Esta semana começam já os trabalhos de grupo, para que possa haver maior diálogo e ainda mais testemunhos do que no sínodo do ano passado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • luiz paulino
    14 out, 2015 tupi paulista-sp 19:54
    os bispos consevadores desse sinodo se esquecem da seguinte premissa:: senhor eu não sou digno que entreis e minha morada mas dizei uma só palavra e serei salvo; ou ainda que come de meu corpo e bebe de meu sangue será salvo.Sou recasado e esses onagros estão me condenado ao fogo do inferno; se Deus perdou o Rei David por causa de Betesaba quem são eles para fazer tal julgamento.
  • andre souza
    06 out, 2015 SALVATERRA DE MAGOS 10:00
    Se Cristo estivesse nesse sínodo....

Destaques V+