Tempo
|
A+ / A-

Os votos do PAN em Barrancos, o verdadeiro pafistão e os 100 de Mortágua

05 out, 2015 - 18:38 • João Carlos Malta

A Renascença esmiuçou os resultados eleitorais e descobriu o novo pafistão e que Faro é o distrito em que a coligação mais perde. E dizemos-lhe qual o município que não ficou só a pôr fotos no Facebook de boletins de voto.

A+ / A-

Vagos, o verdadeiro pafistão

É o concelho de Portugal em que a coligação PSD/CDS alcançou o resultado mais retumbante. Mais do que dois em cada três eleitores deste concelho do distrito de Aveiro pôs a cruz na coligação PAF, num total de 70,72%. Um verdeiro “pafistão” ou “passistão”, depois de na campanha o nome ter sido dado a Viseu.

Ainda assim, os dois partidos tiveram uma quebra de apoio popular. Há quatro anos tinham alcançado 81,76%. O resultado da PAF é apenas um pouco mais expressivo em termos absolutos do que aquele que o PSD alcançou sozinho em 2011.

Em sentido contrário, o PS obteve ali o pior resultado no continente (12,73%) – ainda assim, mais do que os 9,37% de 2011. Menos só na Calheta, Madeira, em que os socialistas não chegaram sequer aos 10%.

Mariana Mortágua e os 100 de Alvito

Uma das revelações do Bloco de Esquerda é natural de Alvito. No concelho do distrito de Beja, o Bloco teve apenas 100 votos (8,61%), ainda assim mais 69 votos do que há quatro anos. Um resultado que fez o Bloco sedimentar-se como a quarta força concelhia.

Mas aquela que foi considerada o maior pesadelo do banqueiros e gestores da comissão de inquérito ao caso BES tem mais do que razões para estar contente. Afirmou-se como líder política e, como cabeça de lista de Lisboa, Mariana ajudou o partido a ganhar mais dois deputados do que em 2011 pelo círculo da capital.

PAN não ficou a zeros em Barrancos

Foi a grande surpresa da noite eleitoral. O Pessoas, Animais e Natureza obteve mais de 22 mil votos em Lisboa e elegeu um deputado.

Mas há votos que devem ter um sabor ainda mais especial. Em Barrancos, Beja, terra que as famosas touradas trouxeram para a ribalta mediática, o PAN conseguiu dois votos.

Em Vila Flor, Bragança, onde a tradição de queimar um gato vivo indignou o país, o partido que elegeu André Silva obteve a confiança de 20 cidadãos.

A hecatombe da PAF (muito localizada)

Apesar da vitória clara que os partidos da coligação obtiveram, houve vários distritos em que o comparativo com 2011, ano em que CDS e PSD concorreram separados, deixa muito a desejar. O caso mais evidente foi a sul, no distrito de Faro em que a coligação perdeu 18 pontos percentuais.

Há quatro anos, só o PSD sozinho elegeu mais deputados, quatro, do que os três que a a PAF agora alcançou. Em termos absolutos, os sociais-democratas conseguiram 74.491 votos, mais 15 mil do que obtiveram agora em coligação com o CDS.

Um país meio laranja, meio rosa e com quatro pontos vermelhos

Olhar para os resultados destas eleições é ver um país dividido entre o Norte PAF e o Sul PS.

Nas projecções da noite eleitoral, o facto até levou um socialista que assistia à divulgação dos resultados no Hotel Altis, sede de campanha dos socialistas, a dizer que os resultados mereciam que o Sul avançasse para a independência.

De facto, verifica-se que acima de Coimbra apenas seis concelhos deram a vitória ao PS (Mealhada, Gondomar, Matosinhos, Baião, Santa Marta de Penaguião e Paredes de Coura).

Abaixo de Lisboa, a coligação de direita apenas somou vitórias em três concelhos algarvios: Loulé, Albufeira e São Brás de Alportel.

Pelo meio, sobram apenas cinco bastiões comunistas no Alentejo: Avis, Mora, Arraiolos, Montemor-o-Novo e Serpa.

Fidelidade de Passos a Manta Rota não compensa

Todos os anos, Passos Coelho segue para férias até ao Algarve. Mais concretamente, a Manta Rota, pequeno lugar da freguesia de Vila Nova de Cacela, em Vila Real de Santo António. O momento é também de peregrinação para os jornalistas em época estival.

Há quatro anos, o PSD vencia ali com quase 37%. Desta vez, em coligação com o CDS, o resultado não chegou aos 33%. É caso para dizer que o trabalho de Passos na promoção da Manta Rota como destino turístico não foi compensado.

Sardoal foi além das fotos no Facebook. Foi votar

O distrito de Santarém tem o município com a menor taxa de abstenção do país (29,53%). O Sardoal, habitual estrela da participação eleitoral, ficou muito abaixo da média nacional, que se situou nos 43,07%.

Além do Sardoal, também o concelho vizinho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, registou níveis de afluência às urnas acima dos 70% e a segunda menor taxa de abstenção (29,57%).

Por distritos, apenas Lisboa e Porto ficaram abaixo dos 40%.

Quinze goleadas da dupla Passos/Portas

Apesar de este ter sido o segundo pior resultado de sempre do PSD e CDS juntos (pior só em 2005, aquando da maioria de Sócrates), há 15 municípios onde a vitória da PAF é retumbante.

Um terço desses concelhos é no distrito de Aveiro e neles dois em cada três eleitores (mais de 60%) preferiu a coligação.

Como fazer pior do que um resultado horrível? O PS mostrou como

Em 2011, José Sócrates sai do Governo e deu entrada a troika no país. O PS vivia um contexto eleitoral penoso com uma bancarrota à perna. Os resultados foram maus. Entretanto, passaram quatro anos de austeridade com medidas muito duras para o povo português.

Pode o maior partido da oposição não o capitalizar? Sim. O PS demonstrou-o em Braga e Porto. No distrito minhoto teve um resultado dois pontos percentuais abaixo de 2011. No Porto, o resultado foi igual ao de há quatro anos.

Açores a branco e Madeira nula

Há uma particularidade que distingue as duas regiões autónomas nestas eleições.

Os Açores são o círculo eleitoral com maior percentagem de votos em branco, num total de 3,25%, a que se soma uma abstenção de quase 60%.

Já em termos de votos nulos, vence a Madeira, com 2,88% dos votos colocados em urna a não contarem para as contas das legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A. Aveiro
    06 out, 2015 Aveiro 09:23
    De pouco serve haver eleições para escolha de governo, vejamos agora a exigência de Bruxelas no tocante a reformas. Cada vez mais os governos são transformados por Bruxelas em autenticas comissões de gestão. A cultura e a civilização de cada povo, estão a ser cilindradas por um padrão único. Por isso, tanto importa estar nessas comissões de gestão o PSD/CDS, PS, PC, BE, ou qualquer outra força politica.
  • mario pedro
    05 out, 2015 Azambuja 23:26
    Pois é Rosinda, para a coligação só há uma cultura que dá votos, é da mentira
  • rosinda
    05 out, 2015 palmela 21:44
    isto e uma xatice foram tantas pessoas da cultura a apoiar o ps que eu agora nao me apetece ouvir musica nao me apetece ver novelas etc.fiquei com o vicio no corpo que so me apetece discutir politica!
  • rosinda
    05 out, 2015 palmela 21:38
    o ferro rodrigues esta a dizer na televisao que se o psd e o cds cortarem a reforma dele esta tudo estragado!
  • Paulo
    05 out, 2015 vfxira 21:30
    Pelos vistos o Portugal de sucesso onde não há miséria nem fome é em Vagos/Aveiro,pena é que o mesmo não se passe em todo o território nacional.
  • rosinda
    05 out, 2015 palmela 21:12
    entao e a fidelidade de socrates a banca rota sera que compensa??
  • rosinda
    05 out, 2015 palmela 20:36
    este joao carlos malta tem umas ideias levadas da breca!
  • JoseGomesLisboa
    05 out, 2015 Lisboa 20:12
    Está na hora do costa=socrates ir embora. (eu sou "Segurista")
  • JoseGomesLisboa
    05 out, 2015 Lisboa 19:57
    Está na hora do costa=socrates ir embora. (eu sou "Segurista")

Destaques V+