Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF contra iniciativas individuais para trazer refugiados

05 out, 2015 - 18:38

Numa altura em que há portugueses a mobilizarem-se para ir buscar refugiados à Europa Central, as autoridades lembram que, além de outros riscos, pode ser violada a legislação comunitária.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) alerta contra as iniciativas individuais para trazer refugiados para Portugal.

Numa altura em que há portugueses a mobilizarem-se para ir buscar refugiados a países como Hungria, Áustria ou Croácia, as autoridades lembram que, além de outros riscos, pode ser violada a legislação comunitária.

Num comunicado enviado à comunicação social, o SEF apela a que, “mesmo que imbuídas de altruísmo”, as acções para “transportar para Portugal cidadãos estrangeiros candidatos a um eventual estatuto de refugiados” não devem ser realizadas.

As autoridades alertam para vários riscos, nomeadamente a de violação de “normas comunitárias” aquando “do trânsito nos vários países e do cruzamento das fronteiras internas da União Europeia”.

Em causa podem estar crimes como a “prática do crime de auxílio à imigração ilegal, ao favorecerem e facilitarem a entrada, a permanência ou o trânsito ilegal de cidadãos estrangeiros, totalmente indocumentados, completamente à margem dos procedimentos que estão previstos no âmbito das instituições da União Europeia”.

Portugal vai receber alguns milhares de refugiados, em coordenação com a Comissão Europeia, e várias entidades e organizações estão a preparar o acolhimento dessas pessoas que fogem da guerra e das perseguições, recorda o SEF.

“Quem pretender ajudar os refugiados poderá fazê-lo disponibilizando esse auxílio à equipa multidisciplinar, o que corresponderá a um apoio concreto e sem correr riscos associados à deslocação a outros países para fazer este tipo de transporte por sua conta a risco”, conclui o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Este apelo do SEF é lançado depois de, no fim-de-semana, uma família síria ter chegado a Portugal transportada por um grupo de cidadãos portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Teresa Resende Dias
    10 out, 2015 Porto 00:03
    Quem sabe indicar-me os contactos com a referida equipe multidisciplinar? Agradeço pois julgo poder prestar algum apoio concreto aqui na zona do Grande Porto...

Destaques V+