Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas e Schäuble​ satisfeitos com resultado das eleições portuguesas

05 out, 2015 - 15:33

Comissão Europeia garante estar pronta para trabalhar com o novo governo que vier a ser formado.

A+ / A-

A Comissão Europeia considerou esta segunda-feira que o resultado das eleições legislativas de domingo em Portugal, ganhas pela coligação PSD/CDS-PP, "confirma a vontade da maioria do povo português de prosseguir o caminho das reformas".

"A Comissão Europeia e o presidente [Jean-Claude] Juncker, em nome da instituição, felicitam o primeiro-ministro Passos Coelho pela vitória alcançada pela coligação liderada pelo partido do primeiro-ministro" (PSD), começou por referir o porta-voz do executivo comunitário, na conferência de imprensa diária da Comissão, numa reacção às eleições de domingo em Portugal.

Sustentando que "o resultado destas eleições confirma a vontade da maioria do povo português de prosseguir o caminho das reformas", Margaritis Schinas indicou que a Comissão sabe que "vai ter agora lugar o processo institucional normal, com o Presidente [da República] de Portugal a receber todos os partidos representados no novo parlamento para avaliar as condições para a solução governativa".

O porta-voz do executivo comunitário disse ainda que a Comissão está "pronta para trabalhar com o novo Governo português que será formado uma vez que este processo esteja concluído".

Resultado "um pouco ambíguo"

Já o presidente do Eurogrupo considerou que o resultado das eleições legislativas em Portugal é "um pouco ambíguo", face à ausência de uma maioria absoluta da coligação, e disse que há que esperar para "ver o que acontece".

Falando à entrada para uma reunião de ministros das Finanças da zona euro, no Luxemburgo, Jeroen Dijsselbloem refutou ainda a ideia de que, neste novo mandato, o Governo tenha margem de manobra para inverter as políticas de austeridade que tem seguido, já que, sustentou, "a situação económica e financeira de Portugal" não mudou só porque houve eleições.

Questionado sobre o desfecho das eleições legislativas de domingo em Portugal, o presidente do Eurogrupo considerou que "o governo português tomou algumas medidas muito duras e, nesse sentido, é uma boa notícia que um governo possa ainda ganhar eleições depois de tomar tais medidas quando necessárias".

"Por outro lado, o resultado das eleições ainda é, para mim, um pouco ambíguo. Por isso vamos ver o que a nova situação traz", acrescentou.

"Situação económica não mudou do dia para a noite"

Referindo-se em concreto às dificuldades que o novo governo poderá enfrentar no Parlamento face à perda de maioria absoluta, o presidente do Eurogrupo comentou que basta olhar para tudo o que se passou na zona euro para se verificar que "a estabilidade política é importante em todo o lado".

"Mas há democracia, e a democracia nem sempre traz estabilidade. Vamos ver o que acontece", observou.

Por fim, quando questionado sobre se um governo PSD-CDS terá num segundo mandato mais margem de manobra para aliviar a austeridade em Portugal, Dijsselbloem defendeu que "a situação económica e financeira de Portugal não muda do dia para a noite por causa de eleições".

"É sempre o problema com qualquer novo ou antigo governo, é que tem de lidar com os mesmos problemas. Por isso não, não acho que haja razões para grandes mudanças nas políticas neste momento", concluiu.

Schäuble satisfeito

À entrada para a mesma reunião, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, considerou que a vitória da coligação "é um encorajamento à política que tem sido seguida em Portugal". "Isto mostra que uma política pode ter sucesso, e ser apoiada por uma maioria, mesmo que imponha medidas duras à população", comentou, quando questionado sobre o resultado eleitoral em Portugal.

Sublinhando que o triunfo nas eleições é, então, "um grande sucesso" para o Governo português, Schäuble admitiu todavia que, face à perda de maioria absoluta, "as relações de maioria (no parlamento) possam agora ser um pouco complexas".

A coligação formada por PSD e CDS-PP venceu com 38,55% dos votos (o que representa 104 deputados), tendo perdido a maioria absoluta, e o PS foi o segundo partido mais votado, com 32,38% (85 deputados), estando ainda por atribuir quatro assentos na futura Assembleia da República, referentes aos círculos da emigração.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó JOSEGOMESLISBOA
    06 out, 2015 fa 18:40
    Andaste aqui a fazer campanha pela coligação e pelo teu lider Coelhinho e agora és segurista? Vai passear macacos! O que tu sabes já me esqueceu!
  • Palmira
    06 out, 2015 Aveiro 11:39
    Como é possível continuarmos assim????? Onde está a justiça????????? Onde é que esta srª foi responsabilizada pelos seus actos? A justiça não deveria ser para todos praticada de igual forma??? Como pode ela sorrir??? Ainda gozam com o povo??? Será normal continuarmos assim?
  • JoseGomesLisboa
    05 out, 2015 Lisboa 19:54
    Está na hora do costa=socrates ir embora. (eu sou "Segurista")
  • jorge pinto
    05 out, 2015 mirandela 19:09
    obrigado é que assim é só fazer cruzes.

Destaques V+