Tempo
|
A+ / A-

Relator-geral do sínodo rejeita comunhão para recasados

05 out, 2015 - 14:56 • Aura Miguel , em Roma

Em relação à homossexualidade, o cardeal Erdö disse que ninguém deve esperar que a Igreja reconheça às uniões homossexuais uma equivalência ao casamento.

A+ / A-

Há já quem considere o primeiro balde de água fria para os que esperam grandes reformas deste sínodo. Esta segunda-feira, a intervenção orientadora dos trabalhos feita pelo cardeal Péter Erdö, relator-geral do sínodo, deixou clara a doutrina da Igreja sobre as pessoas que vivem em uniões irregulares, como os divorciados recasados.

“Na busca de soluções pastorais para as dificuldades de certos divorciados que voltaram a casar civilmente, deve-se considerar que a fidelidade à indissolubilidade do matrimónio não pode ser conjugada com o reconhecimento prático da bondade de situações concretas, que lhe são opostas e, por isso, inconciliáveis. Entre o verdadeiro e o falso, entre o bem e o mal, de facto, não há gradualidade", disse Erdö.

O cardeal referia-se à ideia, lançada no último sínodo pelo cardeal Walter Kasper, de permitir em certas situações que pessoas em uniões irregulares acedam aos sacramentos. A noção de gradualidade a que se refere o cardeal húngaro diz respeito à ideia de que há graus de gravidade de pecados e de situações moralmente erradas. Assim, por exemplo, uma mulher que tenha sido abandonada e que mais tarde venha a casar de novo civilmente não estará na mesma situação moral que outra que o seu ex-marido que foi responsável pelo fim do primeiro casamento. O cardeal rejeita, contudo, esta visão, considerando que nem num, nem noutro caso a pessoa poderá receber comunhão se viver num segundo casamento civil.

Com igual clareza, o cardeal Erdö também se referiu às uniões homossexuais, rejeitando que possam ser equiparadas a casamento. "A Igreja ensina que não existe nenhum fundamento para assemelhar ou estabelecer analogias, nem sequer remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimónio e a família."

Na conferência de imprensa que decorreu esta segunda-feira no Vaticano, também o cardeal André Vingt-Trois, presidente delegado do Sínodo, avisou os jornalistas que não esperem destes dias novidades doutrinais sobre o tema da família.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    06 out, 2015 Viseu 11:42
    É agradável ler-se uma afirmação tão lógica e humanamente sensata para qualquer pessoa normal crente ou não: "A Igreja ensina que não existe nenhum fundamento para assemelhar ou estabelecer analogias, nem sequer remotas, entre as uniões homossexuais e o desígnio de Deus sobre o matrimónio e a família".

Destaques V+