Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Melgaço foi o concelho mais abstencionista

05 out, 2015 - 14:00

No extremo oposto está o concelho do Sardoal. A abstenção total nas eleições de domingo foi de 43,07%. A coligação PSD/CDS-PP foi a mais votada, seguida do PS.

A+ / A-

Dois em cada três eleitores inscritos não foram às urnas no concelho de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo. Foi, assim, o mais abstencionista do país nas eleições legislativas de domingo, com uma percentagem de não votantes que ultrapassou os 67%.

Pelo contrário, o concelho do Sardoal, no distrito de Santarém, foi o município com a menor taxa de abstenção do país (29,53%), muito abaixo da média nacional, que se situou nos 43,07%.

Também o concelho vizinho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, registou níveis de afluência às urnas acima dos 70% e a segunda menor taxa de abstenção (29,57%).

Por círculos eleitorais, o mais abstencionista foi a Região Autónoma dos Açores (58,78%), para o qual contribuíram as taxas de abstenção acima de 60% registadas em Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Vila do Porto e Ponta Delgada.

Bragança (52,77%) e Vila Real (51,72%) seguem-se na lista de distritos mais abstencionistas do país, enquanto no extremo oposto Lisboa (39,58%), Porto (39,7%) e Évora (40%) foram os distritos onde a taxa de abstenção foi menor.

A taxa de abstenção em eleições legislativas tem vindo a aumentar em Portugal desde há 40 anos. De pouco mais de 8% em 1975, cresceu exponencialmente até aos 41,9% em 2011, depois de, em 2009, se ter registado uma taxa de 40,32%. Nas eleições de 4 de Outubro ficou nos 43,07% - a maior taxa de sempre registada em legislativas.

Para o escrutínio de domingo estavam recenseados 9.682.369 eleitores, segundo dados da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

A coligação PSD/CDS-PP foi a força política mais votada nestas eleições, com 38,55% dos votos, seguida do PS, com 32,38%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+