Tempo
|
A+ / A-

Igreja não é “um museu de memórias” e “o sínodo não é um parlamento”

05 out, 2015 - 11:55

Começou o sínodo dedicado à família. Na sua mensagem aos bispos, Francisco sublinhou a importância de evitar decisões que sejam apenas “decorações, que em vez de exaltar o Evangelho, o cobrem e escondem”.

A+ / A-
Papa: Sínodo dos Bispos "não é um parlamento" que negoceia decisões
Papa: Sínodo dos Bispos "não é um parlamento" que negoceia decisões

O sínodo não é um espaço para negociar decisões. A chamada de atenção é do Papa Francisco, no dia em que começaram os trabalhos da 14.ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos, que está a decorrer no Vaticano e é dedicado à família.

“O sínodo não é um parlamento onde, para se alcançar um consenso ou acordo comum, é preciso negociar, fazer pactos ou assumir compromissos. O único método do sínodo é abrir-se ao Espírito Santo, com coragem apostólica, com humildade evangélica e com oração confiante, para que seja Ele a guiar-nos e a iluminar-nos”, avisou Francisco esta segunda-feira.

O Papa explicou depois como deseja que seja entendido o encontro. “O sínodo é uma expressão eclesial, isto é, a Igreja que caminha em conjunto para ler a realidade com os olhos da fé e o coração de Deus”, precisou. “É um caminhar juntos, com o espírito de colegialidade e sinodalidade, adoptando corajosamente a franqueza”, prosseguiu.

Francisco pediu “coragem apostólica”, sem “medo das seduções do mundo que tentam apagar do coração dos homens a luz da verdade, substituindo-a com pequenas luzes temporárias. Coragem apostólica para avançar com a vida e não fazer da nossa vida cristã um museu de recordações. Humildade, que não leva a apontar o dedo contra os outros para os julgar, mas para lhes estender a mão, para os levantar, sem nunca se sentir superior a eles.”

Neste sentido, convidou os bispos a “valorizar e reflectir em conjunto” sobre o trabalho realizado desde a reunião extraordinária de 2014, elogiando “todas as pessoas que se deixam guiar pelo Deus que surpreende sempre”, do Deus que “criou a lei e o sábado para o homem e não ao contrário”.

Francisco pediu ainda aos 300 bispos presentes que não se limitassem a falar, mas que tentassem ouvir Deus e perceber a sua vontade para os milhões de fiéis da Igreja.

O sínodo dos bispos, que começou no dia 4 e decorre até 25 de Outubro, vai ter 13 sessões de trabalhos em grupo, com mais espaço para o debate e o diálogo.

“A escuta dos desafios sobre a família”, “O discernimento da vocação familiar” e “A missão da família hoje” são os temas a debater ao longo de três semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+