Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Celso

"Maicon tem qualidade para jogar por Portugal ou Brasil"

05 out, 2015 - 11:51 • Joaquim Vieira e Pedro Azevedo

Celso, campeão europeu pelo FC Porto em 1987, avalia a capacidade do capitão dos dragões. André André e Helton também analisados pelo antigo central.

A+ / A-

O brasileiro Celso era o esteio da defesa do FC Porto que em 1987 ganhou a Taça dos Campeões, em Viena, na final frente ao Bayern de Munique. Na equipa actual o seu sucessor é Maicon, capitão de equipa, que esta época já marcou três golos e que se lesionou frente ao Belenenses.

Maicon, de 27 anos, está em Portugal desde 2008 e já adquiriu a dupla nacionalidade sendo mais um nome disponível para jogar pela selecção portuguesa. Na opinião de Celson, “Maicon é um grande jogador e tem qualidade para jogar nas selecções de Portugal e Brasil".

Na selecção de Fernando Santos faria companhia, entre outros, a André André, um dos nomes do momento no Dragão. Celso jogou com o pai André, nos três anos que passou pelo FC Porto, e encontra vários traços similares

“Assisti à vitória contra o Benfica e não sabia que o André André é filho do meu antigo companheiro André. Mas têm semelhanças, na forma de correr, na determinação, na raça e na valentia. Fico satisfeito pelo filho do meu amigo André estar a destacar-se na equipa do FC Porto”, refere, em entrevista a Bola Branca.

Helton e o campeonato

Celso faz, ainda, a avaliação a Helto, que em Junho até 2017. O guardião, de 37 anos, está para lavar e durar, na opinião do seu compatriota: “Tem capacidade para jogar até aos 40 anos. Casillas é também um grande guarda-redes, mas é importante o clube ter um bom plantel e com Helton fica uma equipa mais rica. Helton tem condições para jogar e para ser titular”.

Sobre o actual campeonato, Celso aponta a equipa azul e branca ao título. “O FC Porto é o favorito na Liga Portuguesa. Responderia sempre desta forma porque é o clube que eu amo”, declara.

Celso tem 59 anos e reside em Fortaleza. O antigo jogador começou em 1975 no Botafogo. Passou por Ferroviário, Ceará, Vasco, Atlético Paranaense, Santa Cruz e Bahia, antes de ingressar no FC Porto em 1985. No Dragão esteve durante três anos. No regresso ao Brasil ainda alinhou no Fortaleza, Goiás e Ferroviário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+