Tempo
|
A+ / A-

António Costa. "Manifestamente não me vou demitir!"

04 out, 2015 - 22:39 • Carlos Calaveiras

Costa não participa em "maiorias negativas", constituídas à esquerda. “Não inviabilizaremos um Governo sem ter um Governo para viabilizar."

A+ / A-
"Manifestamente", Costa não se demite. E não participa em "maiorias negativas"
"Manifestamente", Costa não se demite. E não participa em "maiorias negativas"

O secretário-geral do PS, António Costa, assume por inteiro a derrota nas eleições legislativas deste domingo, mas não se demite.

“O PS não alcançou objectivos eleitorais que se propôs. Assumo por inteiro a responsabilidade política e pessoal”, disse António Costa no discurso. Já na resposta à primeira pergunta dos jornalistas, foi ainda mais claro: “Manifestamente não me vou demitir”.

“Nunca sou, nem serei problema para o PS, nunca faltarei quando for preciso e nunca estarei a mais”, disse Costa depois das 22h40.

Em declarações num hotel de Lisboa, o líder socialista considerou que “a perda da maioria pela coligação constitui um novo quadro político” e que PSD e CDS têm o "ónus" de garantir a "governabilidade”. A coligação, disse, "não pode continuar a governar como se nada tivesse acontecido”.

Costa deixou, no entanto, claro que o PS não participará “numa maioria negativa, sem assegurar alternativa real de governo”, mas também não está disponível para “uma solução de ingovernabilidade ou um vazio”.

“Não inviabilizaremos um Governo sem ter um Governo para viabilizar”, acrescentou.

Na resposta aos jornalistas, o secretário-geral socialista reafirmou que “ninguém pode contar com o PS para viabilizar políticas contrárias às do PS”, lembrando que o partido tem um programa claro que “quer cumprir e virar a página da austeridade”.

Houve uma “expressiva maioria de portugueses que votou para que houvesse mudança de políticas”.

António Costa aproveitou para dizer que felicitou Pedro Passos Coelho e Paulo Portas pelo resultado nestas legislativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ricardo Santos
    05 out, 2015 Lisboa 14:51
    É lamentável ter pessoas na politica com este carácter.Depôs José Seguro pelos resultados"poucachinho"nas eleições Europeias.Depois fez-se `à vida e eis que agora traíu as expectativas dos militantes do PS,mas mais dos tubarões,era ver a cara deles a noite passada.Julgavam que iam tomar novamente conta do "pote" como diz Catarina Martins do Bloco.Que desilusão! Parece que até choravam.Mas vamos ao que interessa este COSTA devia imediatamente pedir a demissão.Se ficar será para negociar a pedido dos tubarões no sentido de este governo (se for indigistado) para continuar a alimentar fundações e interesses inconfessáveis dessa gente que só tem enriquecido a eles próprios.Por isso acho da maior baixeza este Costa continuar na direcção do PS depois de traír seu colega Seguro e depois de ter um resultado que é uma vergonha. Sou do PS e não me conformo.Rua com Costa.
  • VICTOR MARQUES
    05 out, 2015 Matosinhos 11:26
    Não de demite?! Eis um homem corajoso!!!...
  • A arte de distorcer
    05 out, 2015 Lisboa 10:26
    Oh meus Caros(as)! A Coligação ganhou. Deixem-se de contorcionismos argumentativos. E António Costa já moderou o discurso, já não fala em inviabilizar Governo ou Orçamento. António Costa sabe que se contribuir para atirar o País para a instabilidade e se se assumir como força de bloqueio, numas próximas eleições antecipadas o PS reduz para metade do que teve ontem, perde ainda mais estrondosamente, e a Coligação arranca mesmo uma maioria absoluta. Portanto, juízo na cabeça e metam os frentismos de esquerda na gaveta. Portugal precisa de estabilidade como de pão para a boca. E quanto ao PS, não acreditem que eles fiquem por isto mesmo. Álvaro Beleza já deu o mote. Preparem-se porque no PS vão rolar cabeças. E não é certo que a de António Costa fique no lugar.
  • João Lopes
    05 out, 2015 Viseu 09:16
    António Costa vai ter que pagar a “traição” ao seu camarada de partido José António Seguro, que tinha ganho as eleições por “poucochinho”. Agora ele perdeu as eleições por bastante. Se tem um mínimo de coerência política e de honradez humana deve deixar a liderança do partido.
  • Luis
    05 out, 2015 Lisboa 03:09
    É pena não se demitir porque devia, depois deste resultado, por muito menos já outros se demitiram....
  • Silvio
    05 out, 2015 Olhao 00:39
    Volta Seguro... Silvio
  • Zé-Povinho
    05 out, 2015 Lisboa 00:14
    Acabou-se a arrogância da Coligação PSD/CDS. Agora, irão governar, ao sabor do PS. Paulo Portas e Passos Coelho, vão ter que "baixar a bolinha" quando falarem para o PS. Finalmente, irão governar mais virados para o povo...assim espero, senão, teremos eleições ainda antes do verão 2016.
  • Jorge Santos
    05 out, 2015 Alcobaça 00:13
    Ora não se demite porque a Coligação não tem maioria absoluta e daqui a poucos meses temos (provavelmente) um Presidente "rosa" que vai correr com a Coligação com desculpa que o Governo não tem maioria absoluta no Parlamento para governar.
  • M. Guilherme
    04 out, 2015 Paredes 23:30
    Não se demite... Mas devia.... 1º Dignidade, tirou um Secretário Geral, eleito dentro do Congresso, quando ganhou 2 eleições, com uma abstenção altíssima, hoje com menos abstenção, tinha ganho com maioria absoluta, e o que é que ganhou António Costa, NADA, para dar prestigio ao PS, é bom que haja uma renovação, e mesmo os "Antigos Fundadores" é tempo de saberem que o seu tempo chegou ao fim, lugar aos mais NOVOS.
  • maria
    04 out, 2015 lx 23:23
    Vejam o results do do PSD em 2011 sozinho ainda diminui. Quanto é que vale o PP é negativo...

Destaques V+