Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Todos os resultados eleitorais têm leitura política", afirma "segurista"

04 out, 2015 - 20:53

Socialista Eurico Brilhante Dias comentou assim as projecções que apontam para uma derrota de António Costa nas legislativas deste domingo.

A+ / A-

Todos os resultados eleitorais têm uma leitura política e as legislativas deste domingo não fugirão à regra, afirma o socialista Eurico Brilhante Dias, um dos braços direitos do antigo líder do PS António José Seguro.

“Todos os resultados eleitorais têm leitura política. As primárias tiveram uma leitura política, antes das primárias as europeias, as autárquicas. Esta não fugirá, naturalmente, à regra”, disse Eurico Brilhante Dias aos jornalistas na sede de campanha do PS.

As projecções das televisões apontam para uma vitória da coligação PSD/CDS, mas sem maioria absoluta. O PS fica em segundo lugar, a vários pontos de distância.

Eurico Brilhante Dias não avança explicações para esta possível derrota socialista e remete o diagnóstico para mais tarde.

“O porquê é uma análise que vamos ver depois dos votos contados e é uma análise mais profunda, que não será feita no rescaldo de hoje”, salientou o antigo dirigente do PS.

Álvaro Beleza, outro socialista próximo do antigo líder António José Seguro, considera que o partido tem de "reflectir bastante" após as eleições deste domingo, acrescentando que o debate que se deve seguir deve centrar-se no "confronto de ideias e não de pessoas".

"O debate e a reflexão que existir a seguir tem de ser primeiro um confronto de ideias e não de pessoas. Isto não pode ser um partido de vaidades, egoísmos e interesses pessoais", vincou Beleza aos jornalistas no Hotel Altis, onde o PS se concentra esta noite.

O ex-dirigente socialista José Junqueiro afirma que o líder do PS interrompeu um ciclo de "sucesso eleitoral continuado" e que deve ser António Costa o primeiro a apresentar a interpretação dos resultados das legislativas.

Esta posição foi transmitida à agência Lusa por José Junqueiro, vice-presidente da bancada socialista durante a liderança de António José Seguro e que não integra agora as listas de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Viseu.

[notícia actualizada às 21h11]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não se esqueçam!
    05 out, 2015 st 19:46
    António Costa, foi o único candidato a primeiro-ministro, repito o único, que foi democraticamente eleito, (e com cerca de 70% dos votos), por militantes e simpatizantes, para esse efeito. As "belezas" e as belezuras que o contestam e o pretendem derrubar de secretário-geral, devem ter isto em conta! A "derrota" do PS nestas legislativas, estava já "construída" por diversos factores, que nada têm a ver com o candidato, (a qualquer outro aconteceria o mesmo ou pior), e esses factores é que deveriam ser discutidos com os responsáveis, militantes e por que não simpatizantes, dentro das estruturas do PS? António Costa bateu-se nesta campanha eleitoral com grande galhardia e o espírito de um grande líder que sofreu ataques de todos os lados inclusivamente ataques ao seu próprio carácter, por "amigos" dos quais se poderá dizer que nem, precisaria de ter inimigos! Poderá haver congresso ou outra situação estatutária qualquer para secretário-geral do PS, mas uma coisa é certa, António Costa deverá ser candidato e ganhará novamente! Deixem-se de oportunismos dentro do PS, pois só fica mal e o eleitorado não perdoará.
  • JoãoQueiroz Pinto
    05 out, 2015 Porto 17:08
    O Álvaro Beleza que tenha juízo quanto á sua candidatura a Secretário Geral do PS. Não tem perfil ganhador!...
  • jose cortes
    04 out, 2015 sintra 22:23
    volta Tóze estas perdoado...mais vale ganhar por poucochinhos que perder por muitos

Destaques V+