Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Como está a Pastoral Familiar em Portugal?

04 out, 2015 - 14:59 • Ângela Roque

No dia em que arranca o sínodo para a Família, a Renascença ouve alguns especialistas na matéria e tenta perceber o que é que se tem feito a este respeito em Portugal.

A+ / A-

O Sínodo dos Bispos sobre a Família começa este domingo, mas a reforma deste sector da Pastoral da Igreja já começou a ser feita. É esta a opinião do padre Rui Pedro Carvalho, responsável pela Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa:

“Essa reforma já está a acontecer. Não é uma coisa que vai ser decretada com o sínodo, mas já vai acontecendo. Desde que o Papa convocou um sínodo sobre a família a Igreja tem vivido um período de reflexão profundo e se mobilizou para isso", declara Rui Pedro Carvalho.

“Aqui em Lisboa organizámos um questionário quase com 14 mil respostas. Toda a Igreja está a meditar e a reflectir sobre o assunto”, explica.

Para o responsável pela Pastoral Familiar no Patriarcado de Lisboa, a Igreja já percebeu que terá de apostar mais na formação dos jovens para o casamento, no acompanhamento dos casais, olhando para a família como um todo: “E olharmos para a família como um todo, como uma instituição que precisa de ser evangelizada e a Igreja também olhar para as famílias como elas podendo ser evangelizadoras.”

“A segunda coisa é a valorização do sacramento do matrimónio, quer na preparação para o matrimónio, quer depois no acompanhamento por parte da Igreja às famílias para que sejam cada vez mais igrejas domésticas. O terceiro ponto, que me parece muito importante, é a arte de acompanhar pastoralmente as pessoas. Temos muitas realidades frágeis, situações difíceis a nível familiar e creio que há aqui um campo muito grande onde a Igreja pode fazer caminho. Estes três grandes vectores marcarão por certo aquilo que será o sínodo da família.”

O padre Rui Pedro Carvalho reconhece a necessidade das diversas pastorais trabalharem mais em rede e garante que em Portugal esse esforço já está a ser feito: “A pastoral da Família toca todas as outras, é muito isso que se pretende. Durante muito tempo sectorizámos muito as pastorais e em Portugal isso ainda acontece. O que sentíamos é que uma família chegava a uma paróquia e o pai ia para os escuteiros, o filho ia para a catequese e a mãe para as conferências vicentinas. Às vezes era a própria paróquia a fragmentar a família. Não pode ser assim, temos de mudar.”

O padre Rui Pedro Carvalho é um dos participantes no “Conversas Cruzadas” deste domingo, que foi transmitido na Renascença, logo após as notícias do meio-dia, e que é dedicado ao Sínodo dos Bispos sobre a Família, que arranca este Domingo no Vaticano.

O debate, que pode ser ouvido na íntegra aqui, junta, ainda, um casal que faz o acompanhamento de jovens namorados no movimento de Shöenstatt, uma especialista em mediação familiar e a autora do blogue “Uma Família Católica”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+