Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há mais cães e gatos do que crianças nas famílias portuguesas

04 out, 2015 - 07:46 • Sandra Afonso

Metade dos cães e um em cada três dos gatos são de raça. Para cuidar dos 6,7 milhões de animais de estimação, subiram também as idas ao veterinário bem como preocupação com alimentação e higiene.

A+ / A-

As famílias portuguesas têm mais cães e gatos em casa do que crianças, segundo um estudo da empresa GFK.

No Dia Mundial do Animal, esta análise revela que mais de metade das casas portuguesas tem, pelo menos, um animal de estimação e nos últimos quatro anos esta tendência aumentou nove pontos percentuais.

Tal como acontece noutros países, Portugal já tem mais cães ou gatos nas famílias do que crianças. Segundo a GFK, existem no país cerca de 6,7 milhões de animais de estimação. Os cães são os preferidos dos portugueses, seguidos dos gatos, pássaros e peixes.

Os portugueses estão também a dar cada vez mais importância à origem dos animais. Metade dos cães são de raça e as preferidas são caniche, retriever de labrador, pincher, pastor alemão e podengo português.

Entre os gatos, quase 30% são de raça, nomeadamente siamês, europeu comum, persa, azul inglês de pelo curto e azul da Rússia.

A prática de adoptar animais de estimação também aumentou, bem como as idas ao veterinário e a preocupação com a alimentação e higiene.

Entre os países europeus com mais animais de estimação, Portugal aparece em 12º lugar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    18 set, 2016 Parque das Nações 23:50
    Mas por quê os donos de cães não recolhem os dejetos de seus animais? Nunca vi uma cidade com tanto cocó pelas ruas! Lisboa está cheio de moscas que pousam no cocó e depois nas pessoas
  • Isabel Nunes
    05 out, 2015 Almada 11:23
    O bom mesmo é ter filhos e animais. Graças a Deus tenho uma filha, um filho e animais. O nosso primeiro amigo de 4 patas foi um cão. Faz hoje 17 anos que infelizmente nos deixou, mas é a lei da vida, fez parte da minha família quase 14 anos. Nunca mais tivemos a nossa casa sem animais. Deu e dá trabalho, claro, mas cuidar de um lar também dá e muito. Os filhos e os animais trazem muita alegria e companhia. Quando os filhos saem de casa ficamos com os amigos peludos, nunca estamos sós. Tenho 4 cães e 4 gatos, que partilham o interior de casa como membros da familia que são. Detesto ver animais acorrentados e em varandas minúsculas. Adorava lá colocar os supostos "donos". Quanto a um comentário do "anónimo", até achei piada, ou não. Porque se esqueceu de mencionar no seu comentário noticias que tantas e tantas vezes ouvimos e lemos, tais como: o pai, o avô, a mãe abusaram sexulamente do filho menor, ou, deu entrada nos serviços de urgência uma criança quase em risco de vida por maus tratos, por parte de quem o deveria proteger??? O marido matou a mulher, a companheira, o pai ou a mãe???. Porque se lembrou só de escrever Um cão matou uma criança. É grave, realmente é grave, mas não mais grave do que o que mencionei e ocorre muitas, muitas menos vezes.
  • Julieta Almeida
    04 out, 2015 Marisol 14:26
    Tenho 70 anos e Graças a Deus ainda tenho marido. Mas será que ainda posso ter filhos?? Tenho 3 cães e 1 gato e gosto muito deles! Trato-os como merecem, com carinho e respeito e sou correspondida. A questão: um cão vive 15 anos (média) e eu ainda tenho esperança de tratar dos meus, mas já vou tratando de arranjar quem trate dos meus se eu não puder.
  • Filipe
    04 out, 2015 Viseu 14:25
    A este propósito uma breve historia real, passada comigo um casal meu conhecido, juntos ja há alguns anos nao tinham qualquer filho/a. Certo dia em conversa surgiu o assunto de ter filhos e claro um dos pontos falados foi o trabalho e custos que isso acarreta. ( e outros assuntos que no meu entender nao tem sentido algum, apenas desculpas ).. ora, perguntei lhes o porque de ainda nao terem optado por ter filhos, a resposta foi a classica... ainda nao queremos, so isso ou ja pensamos nisso.. enfim, mas depois qacabam por dizer que simplesmente nao querem porque da trabalho e depois altera o ritmo de vida, e num podem dormir... ( a mim so me dava para rir, com tanta parvoice) e acima de tudo por tanta incoerencia a tentarem justificar o que num tem justificacao, pois eles tem um cao, um bonito labrador, (que por certo é mais intelegente que os donos), que os faz levantar as 5 da manha para vir a rua fazer as necessidades, que os leva a faltarem ao trabalho para irem ao veterinario, todo o santo sabado lhe tratam da imagem por assim dizer, que tem (nem sempre) que andar com luvas para limpar o que o cao dejeta, etc... Por certo ter que criar um filho da muito mais trabalho!!!!
  • Damata
    04 out, 2015 Torres Novas 12:43
    Há pessoas que em vez de ter um cão preso a uma corrente a vida toda deveriam optar por comprar um alarme. Há os que têm um cão a ladrar o dia inteiro e a incomodar os vizinhos. Donos de cães, saibam respeitar o vosso animal mas também pensem em respeitar os vossos vizinhos !
  • Ana
    04 out, 2015 viseu 12:27
    concordo com o Elias, apesar de ter dois filhos que felizmente não me deram grandes preocupações, adorei ter um cão que tratei com muito carinho.também me deu preocupações e despesa, mas foi reconfortante pela boa companhia que me fez até partir com muita tristeza minha.
  • luis santos
    04 out, 2015 Amadora 12:03
    é normal ... A minha filha adotou um cãozito , e sou um avozito babado . É que se ela engravidar , vai parar ao fundo de desemprego .. e não convém né ? Portanto as coisas estão assim em Portugal .Há os que não querem ter filhos e os que querem e não podem .
  • Anónimo
    04 out, 2015 Portugal 11:36
    Virou moda ter cão e gato e deixar e deixar os dejectos na via pública para os outros limparem! Animais de raça perigosa sem açaime, cães cujos donos vão trabalhar e deixam os mesmos todo o dia em casa sozinhos e muitas das vezes a incomodar a vizinhança com o ladrar, cães que atacam e matam pessoas (crianças) e fazem-se petições na net para não matar o animal esquecendo-se da criança que o mesmo matou! O animal está acima do ser humano? Para algumas cabecinhas é mais importante a ajuda ao animal do que ao seu semelhante!!! Estamos num mundo de loucos!!!
  • filipe
    04 out, 2015 matosinhos 11:28
    Concordo com o cao cordilo e acrescento que ja nao existe um unico jardim ou passeio que nao esteja cheio de dejetos de cao, nao compreendo esta obsessao....
  • Jorge
    04 out, 2015 Lisboa 11:27
    Veja bem a mentalidade e a forma do Elias analisar a noticia da RR, impressionante capacidade de comparação com o que não é comparável, eu tenho um beneficio para si para viver financeiramente feliz como quer compre uma montanha de papel comercial e durma com ele um dia quando não valer nada pode sempre...

Destaques V+