Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco. Família pode encontrar no Evangelho o caminho

03 out, 2015 - 19:05

Sumo Pontífice pediu ainda que se reze pelo Sínodo que começa este domingo.

A+ / A-
Francisco. Família pode encontrar no Evangelho o caminho
Francisco. Família pode encontrar no Evangelho o caminho

O Papa lembra que, apesar das dificuldades, a família pode sempre encontrar no Evangelho o caminho para recomeçar.

Este sábado, na oração de vésperas para o início do Sínodo da Família, Francisco sublinhou que a Igreja é sempre uma porta aberta e acolhedora dos seus membros.

O Sumo Pontífice pediu ainda que se reze pelo Sínodo que começa este domingo.

“Rezemos para que o Sínodo, cuja abertura é amanhã [domingo], saiba reconduzir a uma figura de homem na sua plenitude a experiência conjugal e familiar; reconheça, valorize e proponha tudo o que nela há de belo, bom e santo; abrace as situações de vulnerabilidade, que a põem à prova: a pobreza, a guerra, a doença, o luto, as relações feridas e desfeitas de que brotam contrariedades, ressentimentos e rupturas; lembre a estas famílias, como a todas as famílias, que o Evangelho permanece uma ‘boa notícia’ donde recomeçar”, disse.

Francisco espera que no Sínodo, “mais do que falar de família, saiba ir à sua escola, com a disponibilidade de reconhecer sempre a sua dignidade, consistência e valor, apesar das muitas fadigas e contradições que a possam marcar”.

“A Igreja é casa aberta, alheada de grandezas exteriores, acolhedora no estilo sóbrio dos seus membros e, por isso mesmo, acessível à esperança de paz que existe dentro de cada homem, incluindo aqueles que – provados pela vida – têm o coração ferido e atribulado”, acrescentou o Papa.

O Sínodo dos Bispos sobre a Família decorre de 4 a 25 de Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leticia Alves
    04 out, 2015 Paredes 08:25
    Rezo, Estou com o Papa e com toda a Igreja e familia. Espirito Santo vem.
  • Fernando Saraiva
    03 out, 2015 Porto 22:15
    Vou só aqui corrigir esta parte de Francisco. A salvação, vem na crença em nosso Senhor: "Cristo é Senhor aberto, alheado de grandezas exteriores, acolhedor e, por isso mesmo, acessível à esperança de paz que existe dentro de cada homem, incluindo aqueles que – provados pela vida – têm o coração ferido e atribulado”. Alias, utilizando as palavras de Cristo através do Evangelho de Lucas: "Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. (Lucas 6:47-49); E assim acho realmente que "o Evangelho permanece uma boa noticia para recomeçar". Penso que a "cultura", o "conhecimento" a "sabedoria" são grandes armas (aliado à fé em Deus por intermédio de Cristo) para combater a nossa... ignorância. Por isso conhecermos a lei de Moises, a antiga aliança para que conheçamos o grande significado da nova aliança de Cristo, acho muito importante. A assembleia da missa, da eucaristia tem a intenção de um significado. Vem um pouco da antiga aliança. E do conhecimento da antiga, sabermos o significado da nova aliança. Fica um opinião
  • Bernardo
    03 out, 2015 porto 22:04
    Que caminho tão simples e natural que o Papa indica...e é na Família que tudo tem o início! É na Família que temos de nos esforçamos a fazer o bem de todos. Com humildade, com verdade, partilha, iniciativa, amizade e Amor!
  • Álvaro de Jesus
    03 out, 2015 Porto 20:26
    Prezado Irmão... Todas as Pessoas sabem que JESUS é o CAMINHO. Sejam vocês esse CAMINHO!
  • António Tomás
    03 out, 2015 Pinhal Novo 20:05
    É pena que o senhor Papa Francisco não leia também o evangelho em Mateus capítulo 4 versículos de 1 a 11 que eu convido a todos quantos desejam saber a verdade o leiam, obrigado.

Destaques V+