Tempo
|
A+ / A-

INEM aplica novo sistema para diminuir tempo de resposta aos cidadãos

03 out, 2015 - 13:29

Até ao próximo ano, o INEM pretende implementar um novo sistema de georeferenciação que permite traçar uma rota exacta que a viatura de apoio terá de percorrer até ao local onde está a vítima.

A+ / A-

O INEM quer ter a funcionar em 2016 um novo sistema de informação e georeferenciação para melhorar os tempos de acesso do socorro ao cidadão, anunciou este sábado o presidente da instituição, Paulo Campos.

“O projecto de 2016 vai ser claramente alterar o modelo de informação e de georreferenciação do pré- hospitalar", anunciou Paulo Campos, explicando que tal possibilitará "aumentar todo o sistema e melhorar os tempos de acesso ao cidadão de toda a estrutura medicalizada e não medicalizada do pré-hospitalar".

Nas Caldas da Rainha, onde participa este sábado no II Congresso organizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital local, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica anunciou também "um novo sistema de telemedicina" que contribuirá igualmente para a melhoria dos serviços.

Depois de ano e meio à frente do INEM, Paulo Campos aludiu aos resultados positivos de as VMER terem sido integradas nos serviços de urgência dos hospitais, reduzindo para "os tempos de inoperacionalidade" das 42 viaturas do país, 75% das quais se encontram "fora dos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra".

Aumentar o dispositivo para 44 viaturas é a meta do instituto e que está actualmente a preparar protocolos na área do Trauma e das SEPSIS, área em que as viaturas terão que "ter um dispositivo para medir gases do sangue", entre outras melhorias.

À margem do encontro, Paulo Campos sublinhou à agência Lusa que "as equipes médicas das VMER são, no nosso panorama de pré-hospitalar, o elo mais diferenciado" no país que trocou o modelo de "hospital de porta fechada" por um sistema "leva os cuidados diferenciados ao local do acidente e à porta do cidadão".

Em dia de reflexão o responsável pelo INEM recusou adiantar dados sobre o último ano e meio de gestão em que considera ter "melhorado os proveitos e implementar vários projectos", remetendo para as próximas semanas a divulgação do que foi o trabalho do INEM durante o último ano e meio.

O II Congresso organizado pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Unidade de Caldas da Rainha, do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), prossegue até ao final do dia sob o tema "Uma visão do pré-hospitalar fora dos grandes Centros".

O evento decorre na Escola de Sargento do Exército, nas Caldas da Rainha, onde ao longo do dia estão em debate temas como o "Trauma", o "Parto de Urgência – do Pré ao Intra-hospitalar", "Segurança do Doente e do Profissional no Pré-hospitalar", "Via Verde AVC e Coronária", e "Pediatria e Ciência Forense".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+