Tempo
|
A+ / A-

NATO atinge hospital dos Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e faz 19 mortos

03 out, 2015 - 10:39

Organização garante que deu as coordenadas do hospital à coligação e lamenta, por enquanto, a morte de pelo menos nove funcionários e vários pacientes.

A+ / A-
Ataque americano no Afeganistao_MSF_03102015
Ataque americano no Afeganistao_MSF_03102015

Um ataque aéreo da coligação internacional atingiu um hospital da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), na cidade de Kunduz, no Afeganistão. Pelo menos 19 pessoas, entre funcionários e pacientes, morreram no ataque, havendo ainda dezenas de feridos graves.

Um porta-voz da coligação, citado pela agência Reuters, admite danos colaterais na sequência do ataque. Na altura do ataque encontravam-se no hospital 80 funcionários e mais de uma centena de doentes.

A Nato está a investigar se o ataque, protagonizado por forças dos Estados Unidos, terá atingido o hospital por engano, apesar de os Médicos Sem Fronteiras dizerem que forneceram as coordenadas do local à coligação várias vezes ao longo dos últimos meses. A MSF diz ainda que contactaram a coligação durante o bombardeamento, mas que este ainda continuou, depois deste contacto, mais de meia-hora. Ao todo foi cerca de uma hora e meia de bombardeamentos que deixou o hospital em grande parte destruído.

A cidade de Kunduz tem sido alvo de intensos conflitos nas últimas semanas, tendo passado de mãos entre talibans e forças leais ao Governo. Mais recentemente os taliban tinham reocupado a cidade, levando aos ataques da coligação.

[actualizado às 17h27]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    03 out, 2015 Oeiras 13:07
    Pelos vistos não são só os Russos que atacam zonas civis na Síria, a Nato também faz o mesmo no Afeganistão.
  • Antonio
    03 out, 2015 Lisboa 11:36
    É triste quando a CIA os governantes Norte americanos e europeus criticam a Rússia por bombardear terroristas que sao perigosos a nivel mundial mas por serem armados pela CIA os ocidentais ja acham mal e agora quando bonbardeiam os Medicos sem fronteiras e matam voluntários que ajudam os inocentes ja é apenas um simples erro!!! Vergonhoso os EUA deviam pagar pelos crimes que cometem!!!

Destaques V+