Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lua de Plutão surpreende os cientistas

02 out, 2015 - 17:27

Charon não é o “mundo monótono e repleto de crateras” que os astrónomos esperavam. Tem uma faixa de 1.600 quilómetros de montanhas e desfiladeiros e uma paisagem com variações de cor.

A+ / A-

A sonda New Horizons enviou imagens de alta resolução de Charon, uma das luas de Plutão, que estão a surpreender a comunidade científica.

Os astrónomos esperavam que Charon fosse um “mundo monótono e repleto de crateras”, mas as fotografias mostram uma realidade diferente, explica a agência espacial norte-americana.

De acordo com a NASA, o satélite natural tem uma paisagem com variações de cor, coberta por cadeias de montanhas, desfiladeiros e deslizamentos de terra.

Charon tem uma vasta cicatriz de desfiladeiros, que se prolonga por cerca de 1.600 quilómetros, a norte da linha do equador. Esta faixa é quatro vezes maior do que o Grande Canyon, nos Estados Unidos, e duas vezes mais profundo em algumas zonas.

Estas falhas e desfiladeiros, explica a NASA, sugerem que Charon teve uma forte actividade geológica no passado.

“Pensávamos que a probabilidade de encontrar características tão interessantes neste satélite dos confins do sistema solar seria reduzida, mas não pode estar mais encantado com o que vi”, disse Ross Beyer, membro da equipa de Geologia, Geofísica e Imagem da sonda New Horizons.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+