Tempo
|
A+ / A-

Europa deve receber 1,4 milhões de refugiados até 2016

01 out, 2015 - 13:24

Parlamento Europeu já reforçou orçamento para lidar com a crise. Só na Alemanha, principal país de destino de quem procura nova vida na Europa, são esperadas entre 800 mil e um milhão de pessoas este ano.

A+ / A-

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que, entre este ano e o próximo, 1,4 milhões de pessoas atravessem o Mediterrâneo em busca de segurança e protecção na Europa.

“O ACNUR está a preparar-se para a entrada de 700 mil pessoas na Europa em 2015”, indica o documento divulgado esta quinta-feira e que revê em alta as previsões para a entrada de refugiados no continente (eram antes de 850 mil pessoas).

“É possível que os números cresçam ainda mais no início de 2016, apesar de se prever, para já, que se mantenham na ordem dos registados em 2015”, refere ainda a nota.

Até agora, e de acordo com o ACNUR, entraram na Europa 515 mil refugiados através do Mar Mediterrâneo. A travessia tirou a vida a 2.980 deles. Dos que conseguiram chegar, a maioria ficou na Grécia. Mas a Alemanha é o destino que muitos deles almejam. Só este ano, devem entrar 800 mil a um milhão de pessoas nas terras de Angela Merkel.

Ainda segundo o mesmo relatório, 71% dos refugiados que chegaram e ficaram na Grécia são sírios.

Portugal vai receber um grupo de 30 refugiados durante a primeira quinzena de Outubro, a pedido da Comissão Europeia.

Para responder à crise dos refugiados, a maior já vivida na União Europeia, o Parlamento Europeu decidiu reforçar o orçamento destinado a este item, mediante a proposta da Comissão Europeia no montante de 1,2 mil milhões de euros. O valor ainda tem de ser negociado com o Conselho Europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Edno Vidoto
    05 out, 2015 Curitiba- Brasil 16:33
    Europa e islã tem uma atração e tanto, se o islã não a invade por forças de armas como no passado, os políticos os trazem como imigrantes ou refugiados, o que importa é que venham para a Europa, aos europeus acostumem, isso, não vai parar, vai sim aumentar.
  • Kaganiço
    02 out, 2015 montreal.canada 12:25
    Pobre Europa que, num futuro próximo, vais ser muçulmana. Toca a construir Mesquitas o mais rápido possivel !
  • Jose Braga
    01 out, 2015 Porto 17:05
    Só por aqui se ve o embuste e a hipocrisia destes politicos europeus. Andam a discutir 120.000 e para Portugal menos de 5.000 mas sabem que são centenas de milhar para não dizer milhões que já entraram. Quem paga tudo isto? são os nossos impostos? Cambada de vigaristas e aldrabões.
  • jose
    01 out, 2015 porto 17:00
    façam as contas quantos serão daqui a 2-5 anos serão uma nação dentro da europa sem controlo
  • REVOLTADA
    01 out, 2015 LISBOA 15:51
    NÃO COLOQUEM DATAS!!! DEIXEM-NOS ENTRAR ATÉ A EUROPA ESTAR TOTALMENTE ISLAMIZADA, COMECEM A PENSAR É EM VERBAS PARA CONSTRUIR MESQUITAS E SUBSÍDIOS PARA ELES COITADOS PODEREM ESTAR O DIA DE CU PARA O AR A REZAR!!! se eu tiver de andar de saias quero verdes e brancas às riscas... votem nesta politicada TODA, NÃO SE ESQUEÇAM!!!!!
  • Antonio Melo Ughetto
    01 out, 2015 Faro 14:23
    Bom... acho que a Alemanha deveria ficar com a Síria... Portugal abandonou as colonias..(falta de capacidade) mas há muitas colonias no mundo , isso são demagogias antigas...Assim poderia manter os migrantes na Síria....

Destaques V+