Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista à Renascença. Jerónimo admite diálogo com o PS, mas não para apoiar mais do mesmo

01 out, 2015 - 11:13 • André Rodrigues , Inês Rocha

Líder comunista estabelece como objectivo superar os 7,9% de votos e 16 deputados conseguidos em 2011. “Cada deputado e cada voto vai ter de ser conquistado a pulso.”

A+ / A-
Entrevista à Renascença. Jerónimo admite diálogo com o PS, mas não para apoiar mais do mesmo
Entrevista à Renascença. Jerónimo admite diálogo com o PS, mas não para apoiar mais do mesmo

Há sempre margem para o diálogo, mas o PS que não conte com a CDU para apoiar as políticas vigentes. Em entrevista à Renascença, o líder comunista Jerónimo de Sousa diz que o Partido Socialista não dá resposta perante a necessidade de uma ruptura, e que, assim, não pode haver entendimento à esquerda.

“O que nós consideramos, de uma forma clara, é que não temos uma concepção de um programa 'mínimo'. Esta questão para nós é muito importante: se ou Partido Socialista está ou não disposto a romper com este caminho para o desastre e encetar um caminho novo de uma política que corresponda aos interesses nacionais”, aponta o secretário-geral do PCP.

“Antes de qualquer selecção pontual e específica, esta é a primeira grande resposta que tem que ser dada e o Partido Socialista não a dá. Não a dá”, frisa.

“Quando se fala do apelo ao voto útil no PS, a questão que se coloca sempre é: Para quê? No essencial, para fazer o mesmo. Com as suas propostas e o seu programa referem-no claramente. Pois então, isso, não peçam à CDU”, sublinha.

O candidato da CDU às legislativas ressalva “que sempre existe e existirá margem para diálogo”.

“Nós estamos sempre disponíveis para um diálogo sincero, mas com substância, com objectivos, e não a procura de um diálogo ou de uma convergência que pense apenas no poder e não pense na política e na vida das pessoas”, aponta.

Nesta entrevista à Renascença, Jerónimo de Sousa estabelece um objectivo: superar os 7,9% de votos conseguidos em 2011 e que se traduziram na eleição de 16 deputados. “Estamos profundamente confiantes que isso se vai concretizar no dia 4 de Outubro.”

“Nós não quantificamos”, acrescenta. “Consideramos que, a partir dos 7,9%, cada décima, cada deputado e cada voto vai ter de ser conquistado a pulso. Nesse sentido, nós estabelecemos um plafonamento e mantemos esse objectivo: mais votos, mais deputados."
Veja a versão alargada da entrevista a Jerónimo de Sousa
Veja a versão alargada da entrevista a Jerónimo de Sousa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • afterlife
    02 out, 2015 afterlife@iol.pt 21:51
    Os portugueses sao seres humanos completamente estupidos e sobretudo masoquistas. Algo genetico e impossivel de resolver. Obviamente que nao sao todos, mas todos os que votarem no PSD e CDS sao mesmo estupidos e masoquistas. Os sacrificios que o primeiro ministro (primeiro mentiroso) tanto bate no peito nao foram pedidos aos portugueses mas sim pura e simplesmente impostos a martelo. Ninguem pediu se os portugueses estavam interessados em ajudar, literalmente roubam legalmente as pessoas com todas as leis mais obscenas que alguma vez foram aprovadas no caduco Portugal. Nem o Salazar era tao malandro e mafioso! Roubar descaradamente os impostos dos portugueses para dar aos maiores ladroes dos bancos e parasitas da maquina do governo, a todos os niveis e sectores, no minimo revela o nazismo financeiro que tanto agrada a dita coligacao. Por isso digo que quem votar nestes embustes de politicos (PM e vice PM) so pode ser estupido e masoquista pois nao tem qualquer capacidade de pensamento sobre o que significa ser roubado na propria casa, assistir ao roubo e ainda aplaudir os ladroes perguntando se querem levar mais qualquer coisa para ajudar no sacrificio! Nem pessoas com problemas mentais profundos fazem isso...se lhes tentarem tirar algo que lhes pertence reagem mal. Mas os estupidos e masoquistas estao para alem do bom senso humano.
  • Dialogo
    01 out, 2015 Lx 17:25
    Desde que venham às reuniões do comité central, beber o chazinho de erva cidreira e apliquem .na integra a nossa cartilha! É apenas esta a nossa condição.
  • Ó Aturinho
    01 out, 2015 St 16:45
    E tudo satisfeito. Antes quebrar do que torcer...Continuo a dar com a cabeça na parede, faço favores à direita, mas fico satisfeito! Mas sou de "esquerda"...viro à direita, sem querer!
  • Agora é tarde?
    01 out, 2015 Lx 16:38
    Sr. Jerónimo, dizem que a esquerda é a facção que melhor representa o povo. O que faz sentido, porque os últimos 4 anos desta coligação de direita, fizeram dos pobres mais pobres, enquanto puseram os ricos mais riscos, conforme as estatísticas. Qual é a parte da canção "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO", que o senhor ainda não entendeu? Segundo os noticiários, foi na conversa da coligação, que o avisou de que estava a perder votos para o PS, e caiu na armadilha de iniciar um marketing de guerrilha, contra o maior partido da esquerda, que poderia livrar o povo desta direita das desigualdades sociais. Com isto, a coligação matou 2 coelhos (salvo a palavra) de uma cajadada só - Limparam as mãos dos enxovalhanços públicos à oposição, evitando desta forma serem também atacados e que ficasse em evidencia toda a miséria em que colocaram o povo, nos últimos 4 anos (driblando assim as atenções do publico)... E dividiram a esquerda, que (ingenuamente) se desintegrou. O senhor não percebe a canção "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO"...Mas esta Direita percebeu-a muito bem. Como se costuma dizer - O mundo é dos espertos. No Domingo espero não andarmos a lamber feridas, por esta sua politica egocêntrica de olhar só para o seu umbigo.
  • rosinda
    01 out, 2015 palmela 16:07
    Sim senhor eu tambem estou solidaria com os trabalhadores da auto europa!!
  • Gerôme
    01 out, 2015 Paris 14:05
    Eu voto Jerónimo, não voto PS! Cuidado!
  • Jim
    01 out, 2015 Faro 14:04
    Diálogo desde que façam apenas o que ele quer. Fora isso...
  • F Soares
    01 out, 2015 A da Gorda 13:25
    O Jerónimo é um aliado do governo atual desde há 4,5 anos.... O se inimigo é o PS. Basta ouvir a lenga lenga.. Que vá para a Koreia do Norte ....
  • Mais uma razão
    01 out, 2015 lx 13:18
    Para a esquerda, perante uma direita coligada à pressão, optar pelo voto útil, concentrando os votos no maior partido da oposição, o PS. Nestas eleições sejamos mais programáticos e menos sentimentais! Isto é como no futebol, só ganha a equipa que marcar golos, mesmo que os perdedores tenham jogado melhor...é isto que está em causa nestas eleições! A seguir, o dialogo se construirá! Primeiro, na prática, é preciso correr com esta direita, sem escrupulos, do poder!
  • Os anjinhos PeP
    01 out, 2015 st 13:12
    Durante 4 anos andaram a esfolar-nos, (já viram algum Coelho esfolar outros animais?), agora em tempo de campanha eleitoral (em apenas 3 semanas), andam a passar-nos a mão pelo pêlo para durante os próximos 4 anos voltarem a esfolar-nos! É este o programa eleitoral da "PaF" (PSD e CDS, branqueados em barrela de potassa). Mas será que as pessoas querem mais do mesmo e continuarem a serem (des)governadas por 2 mariolas mentirosos compulsivos? E os media ajudam e de que maneira, a manipular-nos e a instrumentalizar-nos a favor destes mariolas! Será que eles têm mel? Claro que não, mas o que se passa que é os grupos financeiros que suportam os media e os srs "jornalistas" descaradamente, nunca aconteceu como agora, (principalmente o Expresso, a SIC, SICN, e afins, propriedade do grupo Balsemão e da organização obscura Bildberg, estão altamente empenhados no marketing agressivo dos "pafosos"). Não nos deixemos levar, principalmente os 25% de indecisos que ainda existem. Mais 4 anos do mesmo, é caminhar para a desgraça! Não se esqueçam que nesta campanha eles estão a acenar com cenouras, esbanjando milhões que a seguir nos iriam ser retirados, se ganhassem as eleições! Vamos abrir a pestana! Principalmente a classe media que eles tanto sacrificaram! Boa Votação, no dia 4, com o voto bem aplicado e concentrado, em quem, na prática, pode derrotar esta direita, ou seja no maior partido (PS), da oposição! Não à divisão de votos! Lembremo-nos à boca da urna, que a direita está coligada!!!...

Destaques V+