Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Idosos e grupos de risco já podem vacinar-se gratuitamente contra a gripe

01 out, 2015 - 07:38

Direcção Geral da Saúde aconselha a vacinação entre Outubro e Dezembro, nomeadamente a idosos, doentes, grávidas e profissionais de saúde.

A+ / A-

A campanha de vacinação para a gripe arranca esta quinta-feira com a meta de vacinar 60% da população idosa. Este ano, há um milhão e 200 mil vacinas que, como habitual, são gratuitas para quem tem 65 ou mais anos de idade e para os chamados grupos de risco.

Neste primeiro dia em que as vacinas fármacos estão disponíveis nas farmácias, a sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas, apela a que as pessoas se vacinem “a partir do dia 1 de Outubro e preferencialmente até Dezembro”.

“Há vacinas para todas as pessoas nas farmácias e nos centros de saúde, e nem é preciso ir toda a gente ao mesmo tempo, nem atrasar muito”, aconselha Graça Freitas.

“Há muito tempo para as pessoas se vacinarem, nas farmácias a vacina é comparticipada e a receita é válida até Dezembro. O conselho da Direcção Geral da Saúde é que as pessoas devem vacinar-se”, sublinha.

A DGS recomenda "fortemente" a vacinação "a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade), grávidas, bem como a profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, por exemplo, em lares de idosos".

A vacina é também gratuita para as pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+