Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais dois casos suspeitos de botulismo

01 out, 2015 - 02:03

Esta quarta-feira, a direcção-geral da saúde revelou que há mais duas pessoas internadas por suspeita de botulismo alimentar, subindo assim para cinco o número de doentes hospitalizados.

A+ / A-

A Direcção-geral da Saúde (DGS) confirma à Renascença que há mais duas pessoas internadas por suspeita de botulismo alimentar. Sobe assim para cinco o número de doentes hospitalizados com a doença.

Segundo Cristina Abreu, da DGS, um dos suspeitos é do norte e o outro da região de Lisboa e Vale do Tejo.

“Temos a informação de que existem dois casos suspeitos ainda em investigação. Ou seja, têm alguns sintomas que são compatíveis com a doença mas que não têm a confirmação laboratorial. Portanto, neste momento o número de casos confirmados é três e existem dois outros em investigação ainda não confirmados. Penso que até ao final da semana poderemos ter mais informação laboratorial e nessa altura a direcção geral informará. Posso confirmar que uma pessoa é do norte e outra pessoa da região de Lisboa e Vale do Tejo”, disse.

De acordo com a DGS nenhuma das situações – quer os suspeitos agora revelados, quer os casos confirmados - apresenta risco de vida.

Indústria do sector da alheira sofre quebras acentuadas na produção

A Câmara de Mirandela pondera investir em acções de esclarecimento sobre a origem dos casos de botulismo que estão a afectar de forma alarmante a indústria da alheira.

António Branco, presidente da autarquia, diz à Renascença que é necessário que as autoridades expliquem de forma sólida que os casos de botulismo nada tem a ver com a indústria do concelho.

“Aquilo que vamos fazer para além dos contactos institucionais é conseguir que a comunicação seja positiva e reponha a verdade. Se for necessário investimos nessa comunicação. Temos de repor o estatuto da alheira de Mirandela”, referiu.

António Branco exorta as entidades a um esclarecimento cabal da situação até porque toda a região está a ser vítima de quebras muito preocupantes na procura do ex-libris da região.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+