Tempo
|
A+ / A-

A app contra a abstenção "made in" Aljustrel

29 set, 2015 - 13:09 • Joana Bourgard e Dora Pires

Chama-se euvoto.pt e lança uma bóia ao mar de indecisos que navega nesta campanha.

A+ / A-
A ferramenta contra a abstenção made in Aljustrel
A ferramenta contra a abstenção made in Aljustrel

Quem já votou sem ter lido todos os programas eleitorais, ponha o braço no ar! Quem está decidido a votar, mas ainda não sabe em quem, ponha o braço no ar!A pensar num cenário com muita gente de braço no ar, uma micro-empresa de Aljustrel, a Digitemotions, criou uma ferramenta para telemóvel que pode dar uma ajuda.

A aplicação chama-se euvoto.pt e lança uma bóia ao mar de indecisos que navega nesta campanha. "A ideia principal foi produzir algo que pudesse combater a abstenção e promover o voto informado", diz David Marques, o criador da 'app', que tem cerca de 1.400 utilizadores.

David mudou-se da Damaia para Aljustrel, onde montou a empresa, com uma crença: a maioria das pessoas que não vota não se deixa convencer pela forma como as campanhas estão organizadas - precisa de mais, de mais informação.

"A maioria das pessoas não procura os programas eleitorais. Por outro lado, as campanhas também são muito superficiais. Vivem sobretudo de frases feitas e de polémicas. O que nos chega pelos média é muito diferente do que está nos programas", diz.

A aplicação, por enquanto só disponível para Android, é tudo menos uma sondagem. Quando muito será uma auto-sondagem às intenções de voto do utilizador.

O utilizador vota nas propostas partidárias (por exemplo, por tema) e só depois descobre qual o partido que as apresenta. "É um convite para que as pessoas descubram mais sobre cada uma das propostas. Ajuda cada utilizador a perceber a sua própria tendência de voto", diz David Marques.

A ferramenta é gratuita e pode ser usada de forma anónima. É uma iniciativa de âmbito social, sem fins lucrativos, mas também pode vir a ser um negócio. David Marques acredita que pode, por exemplo, ser útil aos partidos políticos: "De uma forma fácil, permite aos partidos aferirem qual a receptividade cada grupo de eleitores (por idade, sexo, grau de escolaridade...) àquilo que propõem."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kaganiço
    30 set, 2015 montreal.canada 01:46
    "made in" Aljustrel ! Bom português !

Destaques V+