Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal deve ter quase 16% de idosos com 80 ou mais anos em 2080

29 set, 2015 - 12:12

Dados do Eurostat foram revelados no âmbito do dia internacional das pessoas idosas, que se assinala a 1 de Outubro.

A+ / A-

Portugal deve ser o segundo país da União Europeia com a maior proporção de pessoas com 80 ou mais anos em 2080, numa lista que deverá ser liderada pela Eslováquia, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

No âmbito do dia internacional das pessoas idosas - a 1 de Outubro - o gabinete oficial de estatísticas da UE prevê que, dentro de 65 anos, uma em cada oito pessoas deverá ter 80 ou mais anos, destacando-se nestas projecções a Eslováquia, onde esses idosos deverão ter um peso de 16,3% no total da população.

Em 2080, Portugal deverá ter 15,8% de pessoas com 80 ou mais anos, seguindo-se a Alemanha (15,1%) e a Polónia (14,9%), enquanto do lado oposto deverão estar a Irlanda (7,4%), Lituânia (8,9%) e a Letónia (9,5%).

No ano passado, 18,5% dos habitantes na UE tinham 65 ou mais anos, uma percentagem que deverá subir até aos 30% em 2080, acrescentou o Eurostat.

As pessoas com 80 ou mais anos de idade deverão mais do que duplicar no período analisado, traduzindo uma subida de cerca de 05% em 2014 para 12,3% da população em 2080, lê-se na projecção do gabinete europeu, que sublinhou os efeitos destas alterações demográficas a nível da situação económica e da inclusão social dos idosos.

Os números da UE registaram que, em 2013, 18,2% dos idosos corriam o risco de pobreza ou exclusão social, com oito Estados-membros a mostrarem que as pessoas com 65 ou mais anos eram mais susceptíveis de viverem dificuldades do que os mais jovens, nomeadamente na Bulgária, Estónia, Eslovénia e Croácia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+