Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Água em Marte? Marcianos? Astrónomo português explica tudo

29 set, 2015 - 02:39 • Liliana Monteiro

Educador científico Carlos Oliveira fala sobre a descoberta histórica anunciada pela agência espacial norte-americana NASA.

A+ / A-
Nasa anuncia que Marte tem água líquida
Nasa anuncia que Marte tem água líquida

A NASA revelou a descoberta de sais de hidratos, vestígios da passagem de água líquida em Marte. A Renascença falou com o astrónomo português Carlos Oliveira sobre a importância deste anúncio.

As evidências recolhidas levam os investigadores da NASA a dizer que acreditam que essa mesma água terá corrido nos desfiladeiros e crateras do “Planeta Vermelho” durante os meses de Verão. A descoberta foi anunciada em conferência imprensa e é mais um passo na probabilidade da existência de alguma forma de vida em Marte.

O astrónomo português Carlos Oliveira explica que a água não foi descoberta em grande quantidade, nem na forma como nós a conhecemos na terra em mares ou rios, mas em “sítios muito localizados”.

“Não estamos a falar de grandes partes do planeta. São quatro sítios que os investigadores analisaram. Estamos a falar de corrimento nas paredes das crateras, ou seja, pontos muito localizados, são fiozinhos de água. Não estamos a falar, por exemplo, do rio Douro ou rio Tejo”, refere o divulgador científico.

Para Carlos Oliveira, a questão agora é saber qual a origem dessa água marciana e, basicamente, só há duas possibilidades.

“Ela pode surgir de fontes subterrâneas ou pode ser o condensar da molécula de água de vem da própria atmosfera. O mais provável é que seja água no estado liquido. O próximo passo será saber se é agua e o outro ainda a seguir é saber de onde vem e como se forma.”

Esta descoberta significa que há vida no “Planeta Vermelho”? O astrónomo português diz que a existência de água aumentará as probabilidades de haver “marcianos”, não como nos filmes, mas sob a forma de micro-organismos.

“No percurso da ciência e das evidências, essa é uma questão que se coloca só mais à frente. Neste momento, não se consegue dar resposta. A única coisa que se pode dizer é que a vida como a conhecemos depende de água. Se por acaso estas evidências revelarem água líquida a correr em Marte, como sabemos que a vida depende de água, torna-se mais provável a existência de vida, mas de bactérias, micro-organismos, não estamos a falar de seres humanos.”

Carlos Oliveira, que desenvolve actividade nos Estados Unidos, diz que esta ainda não é “a grande descoberta” sobre Marte, mas prepara terreno para que isso seja anunciado mais tarde ou mais cedo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jerónimo
    29 set, 2015 Portugal 19:38
    O facto de passarem rios em Marte, não quer dizer que haja lá vida inteligente... Aqui, como na América também correm muitos rios... ;)
  • Jorge sem vida
    29 set, 2015 Lisboa 10:14
    Se esta ainda não é a grande descoberta sobre marte e demorou mais de 10 anos a ser anunciada comprovada bla bla então só quando não estiver cá ninguém é que vai ser anunciada uma das descobertas enormes como por exemplo onde se encontra a água e como esta se desloca e a outra água...ou porque o clima em marte é tão seco e afinal não tinha nada a ver com a atmosfera, etc etc
  • JOSE RODRIGUES
    29 set, 2015 LISBOA 10:14
    SE OS MAGNATAS COMPRAM ILHAS E PAÍSES, ENTÃO, ESTAMOS TRAMADOS ...VÃO COMPRAR O PLANETA MARTE E DEIXAREM MORRER OS POBRES...
  • Portugues
    29 set, 2015 Porto 09:27
    Mais migrantes?! Tamos tramados. mas também, com aquilo tao árido..
  • matos monteiro
    29 set, 2015 Funchal 09:20
    Deviam preocupar-se mais em salvar o nosso planeta, que procurar água em Marte. Muito dinheiro gasto inutilmente e tanta guerra e miséria entre nós!!!
  • 29 set, 2015 09:13
    Seria muita "estupidez" da nossa parte, pensarmos que em milhares de planetas no Universo só o nosso planeta tivesse vida.
  • zepixota
    29 set, 2015 marte 09:11
    finalmente encontraram a minha garrafa de agua que tinha deixado em marte, por favor devolvam!
  • F Soares
    29 set, 2015 A da Gorda 08:18
    Prontes... Lá se vai a hipótese de continuar a lixar o planeta terra.
  • Luis Ribeiro
    29 set, 2015 Olhão 08:13
    O player associado à imagem não funciona. Experimentei o Firefox e o Chrome e nada.... :(

Destaques V+