Tempo
|
A+ / A-

"Portugal já podia receber algumas centenas de refugiados"

28 set, 2015 - 23:41 • Henrique Cunha

Cinquenta instituições particulares de solidariedade social estão em condições para receber já hoje famílias, revela o padre Lino Maia.

A+ / A-

Portugal está preparado para receber no imediato várias centenas de refugiados, avança o presidente da Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS) em declarações à Renascença.

Cinquenta instituições particulares de solidariedade social estão em condições para receber já hoje famílias, segundo o padre Lino Maia, que por isso não estranha o anúncio de que, a pedido da Comissão Europeia, Portugal foi integrado num projecto-piloto que envolve, para já, o alojamento de 30 pessoas que estão em Itália.

“Num primeiro levantamento que foi feito pela CNIS, depois de uma sensibilização grande às instituições, já temos mais de 50 instituições com condições para receber de facto famílias. E quando falo em famílias não estou a falar de pessoas individualmente consideradas, mas famílias. Isto faz-nos ver que neste momento, se houvesse necessidade, já podíamos receber algumas centenas de refugiados”, indica o padre Lino Maia.

O anúncio de que Portugal vai receber já na primeira quinzena de Outubro 30 refugiados foi feito pelo Ministro Poiares Maduro, depois de assinar, esta segunda-feira, três memorandos relativos ao acolhimento de requerentes de asilo com instituições como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).

O padre Lino Maia assegura que Portugal tem condições únicas para acolher pessoas, mas reconhece que os refugiados não vêem o país como “primeiro destino”, mas como uma “espécie de placa giratória”.

“Eles preferem, normalmente, países com outras condições. Agora, tenho a certeza absoluta – que o nosso país tem condições que dificilmente encontrarão noutros países. É que há um conjunto de circunstâncias: povo acolhedor, famílias acolhedoras, instituições acolhedoras. Penso que isto não será muito possível em muitos países da Europa”, sublinha o presidente da CNIS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Daniel
    29 set, 2015 Oeiras 22:20
    Portugal vai receber refugiados e dar-lhes boas condições de vida e emprego à custa do que tirou aos pensionistas, à custa do emprego de muita boa gente que agora está na miséria e sem casa e ao que poupou dos subsídios de desemprego devido à emigração forçada de muitos jovens licenciados e qualificados.
  • Kaganiço
    29 set, 2015 montreal, canada 12:00
    Não se esqueçam de construir as Mesquitas !
  • Sergio Rosa
    29 set, 2015 Val de Figueira 11:13
    Padre Lino, agora assim muito de repente ha 50 instituicoes para acolher pessoas!!! entretanto os nossos portugueses que se aguentem, pois eu percebo quando os euros( subsidio que UE vai dar no auxilio aos coitados) aparecem, aparecem os abutres para se aproveitarem da situacao, pois ainda nao estao cheios para arrebentar!!!! Uma boa tarde para si Padre Lino e so para os seus tambem.
  • Arnaldo
    29 set, 2015 Lisboa 08:48
    CORTAM-SE BOLSAS AOS NOSSOS ESTUDANTES, CORTAM-SE REFORMAS E PENSÕES, DOIS MILHÕES DE PBRES., MEIO MILHÃO DE DESEMPREGADOS, MEIO MILHÃO DE EMIGRANTES, DEPOIS GASTA-SE DINHEIRO A ISLAMIZAR A NOSSA PÁTRIA, É REVOLTANTE VER A NOSSA CULTURA COMO POVO COM 900 ANOS DE HISTÓRIA SER ASSIM DESTRUÍDA, É MUITO, MUITO, MUITO REVOLTANTE, 04 DE OUTUBRO CATÃO VERMELHO A ESTA POLITICADA!!!
  • pantufas
    29 set, 2015 lisboa 01:53
    nao percebo temos milhares de portugueses a morrer a fome e vao buscar refugiados.desculpem sou burro.

Destaques V+