Tempo
|
A+ / A-

Papa falou com vítimas de abuso sexual e garantiu que os culpados serão castigados

27 set, 2015 - 14:59

Foi uma surpresa. O Papa Francisco esteve reunido com as vítimas de abuso sexual no Estados Unidos e garantiu que "os culpados serão castigados".

A+ / A-
Papa garante que autores de abusos sexuais dentro da Igreja "vão prestar contas"
Papa garante que autores de abusos sexuais dentro da Igreja "vão prestar contas"

O Papa Francisco garantiu este domingo nos Estados Unidos que a Igreja será, no futuro, eficiente a prevenir casos de abusos sexuais. O Santo Padre reuniu com algumas vítimas de abusos por parte de elementos da Igreja e garantiu que "os culpados serão castigados".

As palavras de Francisco foram dirigidas a 300 bispos que participaram no Encontro Mundial de Famílias, em Filadélfia.

O Papa assumiu que lhe "ficaram gravadas no meu coração, as histórias, o sofrimento e a dor das crianças que foram abusadas sexualmente por sacerdotes".

Francisco foi ainda mais longe."Continuo esmagado pela vergonha de que pessoas que tinham a seu cargo o cuidado dos menores, os violaram e lhe causaram graves danos. Eu lamento profundamente… Deus chora!".

O Santo Padre acrescentou também que os crimes, os pecados, os abusos sexuais a menores "não poder ser mantidos em segredo por mais tempo".

E no final garantiu que se compromete a "a uma zelosa vigilância da Igreja para proteger os menores e promete que todos os responsáveis prestarão contas".

Na reunião que decorreu no seminário de St. Charles Borromeo em Filadélfia esteve presidente o bispo de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Papado
    27 set, 2015 Roma 16:54
    Será que alguém perguntou ao Papa "Xico" porque é que criou um tribunal próprio no Vaticano para julgar os bispos e padres pedófilos (são centenas, talvez milhares)!

Destaques V+