Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vitorino avisa. Schengen pode estar em causa se controlo de fronteiras continuar por mais dois meses

25 set, 2015 - 20:39

O antigo comissário europeu com a pasta da Imigração diz que, para sua salvação, a Europa não pode seguir a linha defendida pela Hungria. António Vitorino alerta para os prazos que podem comprometer seriamente a legitimidade do acordo comunitário sobre livre circulação de pessoas na União Europeia.

A+ / A-
Vitorino avisa. Schengen pode estar em causa
Vitorino avisa. Schengen pode estar em causa

António Vitorino dá dois meses para a reposição da normalidade da situação nas fronteiras internas da União Europeia. No programa "Fora da Caixa" da Renascença, onde semanalmente debate temas europeus com Pedro Santana Lopes, o comentador socialista reconheceu que o Acordo de Schengen permite reinstalar fronteiras de forma provisória, embora não seja o caminho ideal para a Europa.

"Se a Europa começar a reagir à húngara, com muros e arames farpados, é a falência do projecto europeu", avisa Vitorino, para quem a reposição de controlos fronteiriços, em efeito dominó, não é um bom sinal. O antigo comissário admite que as regras de Schengen permitem o controlo nas fronteiras internas por períodos de dez dias renováveis no máximo de dois meses.

O comentador socialista estabelece assim o prazo máximo para a resolução desta "crise nas fronteiras".

"Hoje não diria que Schengen está em causa. Mas se a situação não mudar substancialmente nos próximos dois meses, Schengen pode estar em causa. Porque dois meses é o limite máximo em que estes períodos de prorrogação de dez dias podem ser feitos de reinstalação de fronteiras internas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+