Tempo
|
A+ / A-

​Santana, sondagens e voto oculto. "As pessoas calam-se cada vez mais"

25 set, 2015 - 20:17

O antigo líder do PSD pede aos cientistas políticos que estudem o que se passa com o falhanço das sondagens. Numa reflexão genérica, Santana diz que há uma dose considerável de voto oculto, sendo cedo para perceber se há um padrão nas divergências entre sondagens e resultados eleitorais observados por exemplo na Grécia e no Reino Unido.

A+ / A-
​Santana, sondagens e voto oculto. "As pessoas calam-se cada vez mais"
​Santana, sondagens e voto oculto. "As pessoas calam-se cada vez mais"

Pedro Santana Lopes diz que há cada vez mais voto oculto a pesar sobre as sondagens pré-eleitorais. O antigo primeiro-ministro faz uma reflexão genérica sobre o tema, comentando a forma como as sondagens foram contrariadas pelos resultados eleitorais nas legislativas no Reino Unido e agora na Grécia.

"Continuo muito critico dos métodos utilizados nestes estudos. Agora há algo que é detectável hoje em dia: as pessoas calam-se cada vez mais. Dizem que estão indecisos ou que não votam. Cada vez há mais abstenção e quem vota cada vez mais se cala e não diz que vota ou troca o voto. É o chamado voto oculto. Estou convencido que também há em Portugal em dose considerável. Por uma razão ou outra, as pessoas não quiserem dizer [em quem votam]", afirma Santana Lopes no programa "Fora da Caixa" da Renascença, onde debate semanalmente temas europeus com António Vitorino.

"Talvez aqueles que preferem mais a segurança, não gostem tanto de falar. Mas às vezes pode haver, imagine por exemplo em Portugal, pode haver várias pessoas que sempre votaram à direita e queiram votar PS e não querem dizer. Ou pode haver os que não querem dizer que votam no Governo, por achar que o Governo fez muita maldade e não o querem dizer...", admite o antigo líder do PSD.

Santana diz que é ainda cedo para saber se há uma tendência comum na Europa, anotando que este comportamento dos eleitores não parece estar alinhado com famílias políticas. " Agora na Grécia, por exemplo, não sei se muitos não disseram que não votariam no Syriza como acabaram por fazer. No Reino Unido, foi ao contrário, com muitos a dizerem que não votariam nos conservadores", exemplifica.

Um ponto parece claro para Santana Lopes. "A ciência política tem que estudar isto. É uma realidade nova. Nunca se viu tanto falhanço em sondagens em tantas eleições".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sondagens
    26 set, 2015 datreta 13:22
    No dia em que a cdu marcou pontos no Algarve desce nas sondagens vê-se logo o que valem as sondagens.
  • César Moreira
    25 set, 2015 Bragança 23:23
    Dr. Santana Lopes, permita-me que concorde consigo. Em verdade, pessoas que estão cada vez mais informadas, manifestam os seus descontentamentos e ensejos em silêncio e atitudes ou mesmo através do cumprimento do seu direito cívico. A manifestação desse silêncio vai mais uma vez ser traduzido pelos portugueses, ao validar uma esmagadora maioria a favor de Portugal À Frente no próximo dia 4 de outubro como forma apreço e retribuição a este Governo pelo seu desempenho DISTINTO.
  • Filipe Ruas
    25 set, 2015 Moscavide 23:11
    Até o Santana já viu o filme. As sondagens não valem um zero à esquerda.

Destaques V+