Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Josefa de Óbidos sem dinheiro para abrir turma de 5º ano

18 set, 2015 - 18:01 • Manuela Pires

Se o Governo não reconsiderar, chega ao fim um ciclo que foi iniciado em 2008, onde os alunos integrados neste projecto têm cinco anos seguidos de ensino da música.

A+ / A-

A escola básica e secundária Josefa de Óbidos foi uma das primeiras em Lisboa a manifestar a vontade de ter ensino da música, mas o projecto pode estar agora em risco.

O projecto arrancou há sete anos e com resultados considerados muito positivos. A música entrou no horário dos alunos do quinto ao nono ano.

Só que desta vez tudo mudou. "Preparámos o ano lectivo, na presunção que iríamos ter uma turma de música no quinto ano, mas há dias é que soubemos que não havia condições por parte da nossa entidade parceira para levar a cabo este projecto. Tivemos de alterar o currículo da turma”, diz Jorge Nascimento, o director da escola.

Jorge Nascimento nem quer acreditar que neste ano lectivo não há alunos do quinto ano a iniciar o ensino da música: “Acho que em algum momento alguém vai ter o bom senso de olhar para a realidade e achar que em relação a esta escola não faz sentido não abrir uma turma de música”.

Há sete anos a escola estabeleceu uma parceria com a Academia Musical dos Amigos das Crianças. É a academia que dá as aulas e que recebe o dinheiro do ministério para pagar aos professores. Mas este ano, quando saíram as primeiras listas a directora da academia, Teresa Abreu, percebeu que não tinha dinheiro para dar aulas a uma turma inteira. Houve "uma redução de 30% no número de alunos que vamos ter em relação à candidatura e uma redução de financiamento na ordem dos 26%”.

Nesta escola, há apenas dinheiro para três alunos do quinto ano.

A directora da academia espera que o Ministério da Educação reconsidere, porque neste caso, na escola Josefa de Óbidos, ia pôr fim a um ciclo que foi iniciado em 2008, onde os alunos integrados neste projecto têm cinco anos seguidos de ensino da música.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+